Portal Você Online

Amazonas: Natal com risco de alagamentos em Manaus; veja previsões

A comemoração do Natal deste ano deve ser marcada por chuvas em diversas regiões do país, incluindo o Amazonas, segundo boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para o estado, o Inmet indica que a semana que envolve o feriado será caracterizada por chuvas volumosas, com pancadas de intensidade moderada a forte, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Previsão do tempo para Manaus no Natal:

  • 24 de dezembro (véspera de Natal): alta probabilidade de chuva forte durante o dia (92%). À noite, a intensidade diminui, mas a chuva continua. Temperatura máxima de 28°C.
  • 25 de dezembro (Natal): céu nublado e pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 29°C.

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) informou que há risco de alagamentos, enxurradas e inundações em áreas vulneráveis de Manaus, Careiro da Várzea e Novo Airão.

Dicas para confraternizações ao ar livre

  • Prefira locais cobertos ou com cobertura parcial, como toldos.
  • Proteja alimentos e equipamentos com lonas ou panos.
  • Mantenha móveis longe de áreas que acumulam água.
  • Tenha um plano B para mudança rápida em caso de chuva.

Previsão para o interior do Amazonas

O tempo instável se estende por todo o estado, da região Metropolitana até cidades como Humaitá, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Apuí. No sudoeste, cidades como Guajará, Envira e Ipixuna também terão chuva entre manhã e tarde.

Para quem vai passar o Natal na capital ou no interior, o alerta é: leve a chuva em consideração e prepare sua comemoração.

Região Norte

No sul do Amapá, norte do Pará e em Roraima, a tendência é de pouca chuva ao longo da semana, com possibilidade apenas de chuvas rápidas e isoladas, sem volumes significativos para os acumulados.

Brasil

Na Região Centro-Oeste, o Inmet prevê chuvas volumosas em Mato Grosso, especialmente no norte do estado e nas áreas de fronteira com a Amazônia e o Pará, onde os acumulados podem superar os 100 milímetros em sete dias. Também há previsão de chuva na região oeste de Goiás.

Essas precipitações devem ocorrer com maior intensidade nos três primeiros dias da semana, favorecidas pela combinação de calor, umidade e circulação atmosférica na região central do país.

No Nordeste, a previsão indica chuvas no Maranhão, Piauí e no centro-sul da Bahia. No território baiano, as chuvas devem ocorrer na forma de pancadas isoladas ou chuva estratiforme, com baixos acumulados. Nas demais áreas da região, o tempo tende a permanecer mais estável.

Já no Sudeste, o cenário previsto é de tempo seco, com ausência de chuvas expressivas, podendo ocorrer apenas pancadas isoladas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *