Portal Você Online

Toffoli marca acareação entre ex-presidente do BRB e Vorcaro

Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima terça-feira (30) uma audiência de acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

Toffoli é relator do caso do banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), que tramita em sigilo. A informação foi confirmada pela defesa de Costa, afastado do cargo em novembro após o escândalo vir a público.

Ele pretende ouvir Vorcaro e Costa no âmbito de um inquérito que apura fraudes financeiras do Master e do BRB. Além deles, Toffoli também convocou a depor o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino.

Vorcaro e Paulo Henrique Costa são investigados por fraude em papéis vendidos pelo Banco Master ao BRB. Segundo apuração da TV Globo, com a acareação, Toffoli pretende esclarecer divergências entre os relatos dos investigados. Toffoli também planeja esclarecer as circunstâncias das fraudes que envolvem o BRB e o Banco Master.

A Polícia Federal afirma que o Master emitiu Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado. O retorno, no entanto, era irreal. Segundo a corporação, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.

De acordo com a PF, há indícios de que dirigentes do BRB tenham participado do esquema. Em março, o BRB chegou a fechar um acordo para comprar o Banco Master, mas o negócio foi barrado pelo Banco Central.

A PF prendeu Vorcaro em novembro, mas o banqueiro foi solto dias depois por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Paulo Henrique Costa foi afastado do comando do BRB no dia 18.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *