
A temporada de 2025 no UFC foi marcada por grandes lutas, mas também por despedidas de atletas que ajudaram a definir diferentes eras da organização. Ídolos de várias gerações anunciaram aposentadoria, encerrando trajetórias de destaque no MMA. Confira os principais nomes que deixaram o octógono neste ano.

Chris Weidman
O ex-campeão dos médios anunciou a aposentadoria no início de 2025, aos 40 anos, após derrota por nocaute no UFC 310, em dezembro de 2024. Weidman encerrou a carreira no Ultimate com cartel de 12 vitórias e oito derrotas. Bicampeão contra Anderson Silva, o norte-americano marcou época ao encerrar a histórica sequência de defesas do brasileiro em 2013.

Dominick Cruz
Considerado por muitos o maior peso-galo da história, Dominick Cruz confirmou a aposentadoria em fevereiro, após nova lesão no ombro. Bicampeão do UFC e do extinto WEC, Cruz encerrou a carreira com 24 vitórias e quatro derrotas. No UFC, teve cartel de 7-3 e ficou marcado por um estilo técnico inovador, apesar das recorrentes lesões.

José Aldo
A despedida de José Aldo ocorreu em dois momentos. Em maio, após derrota para Aiemann Zahabi no UFC 315, o brasileiro deixou as luvas no centro do octógono, gesto tradicional de aposentadoria. Em outubro, no UFC Rio, fez um último “walkout” diante da torcida, encerrando oficialmente uma das carreiras mais vitoriosas do MMA. Aldo foi campeão peso-pena por anos e é considerado um dos maiores lutadores da história do UFC.

Jon Jones
A aposentadoria de Jon Jones foi confirmada em junho pelo presidente do UFC, Dana White. O anúncio incluiu a vacância do cinturão peso-pesado, que passou para Tom Aspinall. Campeão em duas categorias, Jones deixa o esporte como um dos atletas mais dominantes da história do MMA, após longa indefinição sobre uma luta de unificação que nunca aconteceu.

Dustin Poirier
Dustin Poirier confirmou a aposentadoria após derrota para Islam Makhachev no UFC 302. Considerado um dos maiores nomes a não conquistar um título linear, o norte-americano encerrou a carreira com cartel de 30 vitórias, 10 derrotas e uma luta sem resultado. Entre seus principais triunfos estão vitórias sobre Conor McGregor, Max Holloway e Justin Gaethje.

Henry Cejudo
Duplo campeão do UFC e medalhista olímpico de ouro no wrestling, Henry Cejudo confirmou a aposentadoria em dezembro, após derrota para Payton Talbott no UFC 323. Aos 37 anos, o “Triple C” encerrou definitivamente a carreira após retornos intermitentes desde 2020, deixando o esporte com títulos nas categorias peso-mosca e peso-galo.
As aposentadorias de 2025 simbolizam o encerramento de ciclos importantes no UFC e reforçam a transição geracional vivida atualmente pela principal organização de MMA do mundo.


