
Uma cadela comunitária fará uma cirurgia após sofrer um grave ferimento durante a madrugada do Réveillon (1º), no bairro Santa Etelvina, zona leste de Manaus.
A cadela, conhecida como Caramelo, foi atingida por um artefato explosivo do tipo “catolé” enquanto um grupo de pessoas soltavam fogos na rua. Assustada com o barulho, ela teria se aproximado do objeto, que explodiu e atingiu a boca do animal.
O caso repercutiu nas redes sociais, gerando indignação entre internautas e protetores dos animais.
Segundo o Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde o animal está internado, Caramelo teve parte do maxilar comprometida. O estado de saúde é considerado grave e inspira cuidados, com possibilidade de sequelas permanentes.
A cirurgia está prevista para esta sexta-feira (2). Novas informações sobre o estado de saúde da cadela devem ser divulgadas ao longo do dia.
Maltratar animais é crime no Brasil, com penas de detenção e multa conforme a Lei nº 9.605/1998, sendo mais severas para maus-tratos a cães e gatos, segundo a Lei nº 14.064/2020.
A Resolução CFMV nº 1236/2018 define e orienta sobre crueldade e maus-tratos, reforçando o dever de veterinários e zootecnistas de identificar, denunciar e adotar práticas que minimizem o sofrimento animal.


