Uma vulnerabilidade descoberta no WhatsApp permite que hackers, com o envio de apenas uma mensagem, travem o aplicativo nos celulares de todas as pessoas de um grupo. Após o ataque, as vítimas precisam reinstalar o programa e o grupo afetado, com todo o histórico de mensagens, é perdido.
“No WhatsApp existem muitos grupos importantes com conteúdo valioso”, dizem os pesquisadores da Check Point Research, empresa de segurança cibernética que encontrou a vulnerabilidade, no blog da companhia. “Se um atacante usar essa técnica contra um desses grupos, todo o histórico de conversas será perdido e novas comunicações serão impossíveis”.
A falha foi descoberta em agosto e relatada ao WhatsApp, que corrigiu o problema na versão 2.19.246, lançada em setembro. Por isso, é sempre recomendável que os usuários mantenham seus aplicativos atualizados.
Os pesquisadores da Check Point descobriram uma técnica capaz de editar os dados de uma mensagem. Com isso, é possível, por exemplo, se passar por outra pessoa dentro de um grupo, editando o campo de emissor.