
A Polícia Federal (PF) realizou a 2º fase da Operação “Sétimo Círculo”, nesta quarta-feira (17), no Amazonas e Bahia, e prendeu o traficante Alan Barbosa Rolim, o “Zaqueu”, em Salvador. Ele é um dos homens de confiança do “Zé Roberto da Compensa”, líder de uma organização criminosa, e, de acordo com a PF, há indícios de que estava no centro da disputa que resultou diretamente no massacre de 55 detentos no complexo penitenciário da BR-174, em Manaus, este ano.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária foram expedidos pela 2a Vara Criminal da Justiça Federal no Amazonas, após representação da PF no inquérito policial. O objetivo é desarticular facções e reprimir ações voltadas a associação para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
O Inquérito Policial foi instaurado pela Polícia Federal no Amazonas, atendendo a requisição do Ministro da Justiça e Segurança Pública, após o massacre que vitimou 55 detentos em presídios do Amazonas, ocorrido nos dias 26 e 27 de maio deste ano (2019), e tem por objetivo investigar a atuação
A chacina foi ordenada em razão de uma briga passional envolvendo as traficantes Shiela Maria Faustino Pereis, mulher do traficante João Branco, e Maria Cléia Fernandes Barbosa, irmã do traficante “Zé Roberto”. As duas mulheres disputavam o amor do traficante “Marcelinho”.