Outro anúncio relevante foi o projeto de implantação da primeira Academia de Guardas Municipais da Amazônia, com início das obras previsto para 2027

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira (20/1), armamento a 127 guardas municipais aprovados no último concurso, durante o encerramento da exposição “História e Ressurgimento: a Nova Era da Guarda Municipal”, realizada no Manauara Shopping, na zona Centro-Sul da capital.
Com a entrega simbólica de pistolas semiautomáticas calibre 9 mm e carteiras funcionais, Manaus passou a contar com 435 guardas municipais armados, treinados e em plena atividade, consolidando-se como a primeira cidade do Brasil a estruturar, em escala, uma polícia municipal armada.
Durante a solenidade, o prefeito destacou que a transformação da Guarda Municipal é fruto de decisão política, planejamento e integração institucional, ressaltando que a capital amazonense avançou mais rapidamente do que outras grandes cidades do país.
David Almeida também confirmou a realização de um novo concurso público, com edital previsto para março, oferecendo mais de 590 vagas. Segundo o prefeito, a meta é que, até 2028, Manaus tenha mais de mil guardas municipais armados, reforçando a segurança pública da cidade.
Outro anúncio relevante foi o projeto de implantação da primeira Academia de Guardas Municipais da Amazônia, com início das obras previsto para 2027, em Manaus. O espaço será voltado à formação continuada e regional, fortalecendo o modelo de polícia comunitária.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira Neto, destacou que, em quatro anos, a corporação saiu de zero guardas armados para 435, além da ampliação da frota para mais de 70 viaturas em operação.

A cerimônia reuniu representantes da Polícia Militar, Polícia Federal, OAB, Defesa Civil e secretários municipais, reforçando a integração entre as instituições no novo modelo de segurança pública adotado pela Prefeitura de Manaus.


