
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá inscrições para a seleção de 2026 entre os dias 3 e 6 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Neste ano, o MEC disponibiliza um total de 112.168 vagas. Para o primeiro semestre, serão 67.301 vagas, enquanto o segundo semestre contará com 44.867 vagas. O edital do primeiro semestre foi publicado pelo MEC na quinta-feira (22).
Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863).
A classificação dos candidatos será definida por ordem decrescente das notas do Enem, levando em consideração tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade é dada a quem não concluiu o ensino superior e não recebeu financiamento, seguida por candidatos que já tiveram financiamento quitado, e por graduados que ainda não receberam o benefício.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar suas inscrições entre 20 e 24 de fevereiro no sistema Fies Seleção.
O Fies realiza dois processos seletivos regulares por ano, além de seleções para vagas remanescentes, preenchendo oportunidades não ocupadas nos processos principais. Mais informações estão disponíveis no site do MEC.


