Portal Você Online

Imóveis de 1ºgrau entram na lista de preservação em Manaus

 Prefeitura de Manaus está atualizando a lista de imóveis protegidos no centro antigo da cidade e ampliando a área do setor especial de preservação. O trabalho é feito pelo Implurb, com vistorias em campo e uso de sistemas de georreferenciamento.

Além da área central, passam a integrar o setor especial imóveis localizados na Cachoeirinha, São Raimundo, Praça 14 de Janeiro, Adrianópolis e Nossa Senhora das Graças.

Em levantamento prévio, o número de imóveis de interesse de 1º grau tem alta de 8,6%, saindo de 301 para 327. No total, são 1.540 imóveis listados. Na edição anterior, eram 1.656. Dentro deste universo, 116 unidades saíram da lista, sendo 68 por descaracterização e 33 por demolição, sinistro ou ruínas.

Em 2025, a Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) fez o acompanhamento e licenciamento de dez bens antes abandonados, que estão em reforma, e outros seis estão com projetos em análise. Ano passado, a gerência emitiu 116 pareceres técnicos; expediu 49 informações; 12 certidões de tombamento; e fez 50 termos de compromisso, a maioria referente a fiscalizações de placas irregulares e obras no centro histórico.

Aplicativos e softwares de mapeamento

A atualização usa aplicativos e softwares de mapeamento, substituindo fichas em papel e permitindo registro fotográfico e localização precisa dos bens.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *