Portal Você Online

Pré-Fórum Cultura Viva fortalece diálogo e articulação no Amazonas; programação

Teve início o Pré-Fórum Cultura Viva – Teia Amazonas, realizado no Palacete Provincial, no domingo (25). O evento reuniu agentes culturais, representantes de Pontos de Cultura, gestores públicos e fazedores de cultura em um espaço de diálogo, escuta e articulação. O encontro é promovido pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e integra a programação da 1ª Teia Estadual do Amazonas – 2026.

Além de promover debates, o Pré-Fórum também funciona como etapa preparatória para o Fórum Estadual de Pontos de Cultura, fortalecendo redes, estimulando a participação social e contribuindo para a construção coletiva de diretrizes para a política cultural no Amazonas.

Programação

O Pré-Fórum Cultura Viva segue com a programação no Palacete Provincial, reunindo debates, painéis e momentos de escuta voltados aos Pontos de Cultura e fazedores de cultura do estado.

Nesta segunda-feira (26), a partir das 16h, o debate gira em torno do que significa ser um Ponto de Cultura, reforçando a ideia de que Cultura Viva não é apenas fomento, mas ação cultural viva no território. Em seguida, o diálogo se amplia para a realidade amazônica, trazendo reflexões sobre fazer cultura na floresta, nas periferias, nos rios e nas comunidades, a partir da identidade e da base comunitária.

A terça-feira (27) marca a abertura oficial da 1ª Teia Amazonas, com credenciamento, acolhida e intervenções artísticas dos Pontos de Cultura. O dia é dedicado ao tema do Plano Nacional Cultura Viva e Justiça Climática, com a presença de representantes do Governo do Estado, do Ministério da Cultura e da Rede Nacional de Pontos de Cultura. Ao longo da manhã, acontecem diálogos sobre cultura viva, territórios e direitos culturais. À tarde, a programação segue com oficina formativa sobre gestão comunitária e com a apreciação e discussão do regimento do 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura.

Na quarta-feira (28), o foco é a governança e a sustentabilidade da Política Cultura Viva, com debates sobre o fortalecimento da cultura comunitária de base. A programação inclui oficina sobre cultura, educação e território, além da continuidade das discussões e aprovação do regimento do Fórum.

A quinta-feira (29) é dedicada ao Fórum Estadual de Pontos de Cultura e ao fortalecimento da rede no Amazonas. Pela manhã, acontece a ativação da Comissão Estadual e a eleição da representação amazonense na Rede Nacional de Pontos de Cultura. À tarde, os participantes se organizam em grupos de trabalho para discutir propostas para o Plano Nacional Cultura Viva, modelos de governança compartilhada e caminhos para a sustentabilidade da criação artística e cultural na Amazônia.

Encerrando a programação, a sexta-feira (30) será marcada pela apresentação das propostas construídas ao longo da semana, debate em plenária e elaboração do documento final da Teia Estadual do Amazonas. No período da tarde, ocorre a sessão deliberativa do Fórum, com a aprovação das propostas que seguem para a etapa nacional e a eleição das delegadas e delegados para o VI Fórum Nacional de Pontos de Cultura, no Espírito Santo.

Programação Paralela

De 27 a 30 de janeiro, a partir das 16h, a Teia também se espalha pelo espaço com a programação paralela, que inclui a Feira Teia Criativa, o CineTeia, o Palco Teia, a Teia das Ideias, o Espaço Floresta Viva e a comunicação colaborativa, com cobertura em tempo real nas redes sociais e rádios comunitárias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *