Portal Você Online

Proprietários de 574,8 mil imóveis manauaras devem pagar o IPTU 2026; como conseguir descontos

Neste ano, Manaus tem 574,8 mil cadastros imobiliários na base do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Desse total, 515,2 mil são contribuintes tributáveis, totalizando lançamento de R$ 740,3 milhões, cerca de 7% a mais que no ano anterior.

De acordo com a Secretaria de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação de Manaus (Semef), o crescimento que se deve, sobretudo, à atualização da inflação, que influencia no cálculo da Unidade Fiscal do Município (UFM).

Os contribuintes de Manaus que optarem pelo pagamento antecipado da cota única do IPTU 2026, por meio do carnê digital do aplicativo Manaus Atende, podem garantir descontos. Neste ano, o maior desconto oferecido é de 12%, válido para aqueles que pagarem até esta sexta-feira, 30 de janeiro.

De acordo com o  subsecretário da Receita em exercício, da Semef, Armando Simões, para ter direito aos descontos diferenciados, é obrigatório que o pagamento seja realizado por meio do boleto gerado dentro do aplicativo Manaus Atende Digital.

Além do desconto máximo, o pagamento pelo aplicativo ainda garante 11% de desconto para quitação em cota única até o dia 27 de fevereiro e 10% até o dia 16  de março.

Os que aderirem o parcelamento pelo aplicativo também terão acesso a descontos especiais.

Para quem optar pelo pagamento por meio do carnê físico entregue pelos Correios ou portal Manaus Atende (manausatende.manaus.am.gov.br), o desconto para pagamento em cota única será de 8%, com vencimento em 16 de março, mesma data da primeira parcela para quem escolher o parcelamento, sem concessão de desconto nas parcelas nessas modalidades.

De acordo com a Semef, os carnês físicos começaram a ser distribuídos pelos Correios.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *