
O Botafogo goleou o Cruzeiro por 4 a 0 nesta noite de quinta-feira (29), no estádio Nilton Santos, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. Danilo marcou duas vezes. Matheus Martins e Arthur completaram a festa alvinegra. Todos os saíram no segundo tempo. Se existia apreensão pela tensão presença de Jhon Textor no estádio – o dono da SAF está em litígio com investidores no Botafogo -, a noite terminou com festa da torcida alvinegra.
A goleada de 4 a 0 saiu na segunda etapa com atuações marcantes de Danilo e Montoro. O Cruzeiro não fez um primeiro tempo ruim, mas perdeu Gerson pouco depois do segundo gol do Botafogo. O meia saiu de maca, lesionado. E o time mineiro desmoronou. Abriu espaço para os atacantes mais rápidos do Botafogo na segunda etapa – foi por onde se criaram Matheus Martins e Arthur.
Jhon Textor ficou em alguns momentos sozinho num camarote do Nilton Santos. Durante o jogo, houve contatos com outros membros da direção da SAF. Na segunda etapa, o presidente do clube associativo João Paulo Magalhães foi ao encontro do americano para trocar algumas palavras. Depois da partida, o empresário foi à beira do campo e cumprimentou um a um quem saía de campo. Com entusiasmo. No jogo, ele, porém, foi alvo de cobrança da torcida do Botafogo. Textor está em crise com a administração da SAF e com antigos parceiros do grupo econômico que o levou à rede multiclubes.
O Botafogo volta a campo neste domingo (1), pela quinta rodada do Campeonato Carioca, às 20h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos. No Brasileirão, o próximo compromisso é na Arena do Grêmio, às 21h30 (horário de Brasília), na quarta-feira que vem (4).
O Cruzeiro joga contra o Betim, fora de casa, no domingo (1), pelo Campeonato Mineiro. A tentativa de reabilitação será na quinta-feira da semana que vem (5), desta vez em casa, no Mineirão. O time mineiro enfrenta o Coritiba, às 21h30 (horário de Brasília).
Como foi o jogo?
O jogo começou aberto, com as duas equipes buscando o ataque. O Cruzeiro criou a primeira chance aos dez minutos, em chute de fora da área de Matheus Pereira defendido por Neto. O Botafogo respondeu em cabeceio de Arthur Cabral após falta cobrada na área.
Aos 21, Kaio Jorge chegou a marcar para os mineiros, mas o gol foi anulado por impedimento. Depois disso, o ritmo caiu, com posse alternada e poucas chances até o intervalo, apesar de nova tentativa do Cruzeiro em cruzamento de Gerson finalizado por Wanderson por cima do gol.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e abriu o placar logo aos dois minutos, com Danilo, após passe de Arthur Cabral. O Cruzeiro passou a pressionar em busca do empate, mas pecou nas finalizações, parando em boa defesa de Neto em chute de Gerson.
Os alvinegros retomaram o controle e quase ampliaram com Montoro, antes de marcar o segundo aos 30 minutos, em contra-ataque finalizado por Matheus Martins. O Botafogo seguiu superior e fez o terceiro aos 39, com Danilo de cabeça após cruzamento de Nathan Fernandes. Já aos 45, Artur aproveitou novo contra-ataque, driblou Cássio e fechou a goleada no Nilton Santos.


