Portal Você Online

Vídeos: Forte chuva causa destruição e alagamentos em Manaus e derruba muro da Base Aérea

A forte chuva que atingiu Manaus neste sábado (31) provocou alagamentos e transtornos em ruas e avenidas de diferentes zonas da capital amazonense. Vídeos divulgados por moradores nas redes sociais – ver abaixo – mostram vias tomadas pela água e dificuldades para o tráfego de veículos e pedestres.

A Prefeitura de Manaus informou que o município entrou em estado de atenção neste sábado, em razão das chuvas intensas acompanhadas de ventos e descargas elétricas. De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a medida tem validade até as 19h.

Imagens registradas por moradores mostram o momento em que parte do muro da Base Aérea da Vila Militar Ajuricaba cedeu com a força da água durante a chuva intensa no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus. Segundo relatos da comunidade, a água desceu com grande intensidade e, após o rompimento da estrutura, invadiu ruas e residências próximas – veja:

Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que realizou uma vistoria no local para avaliar os danos e adotar as providências necessárias.

Moradores afirmam que não é a primeira vez que o muro da vila militar cede na região. Segundo eles, sempre que isso ocorre, a força da água que escoa da área da base invade casas e causa prejuízos à população do bairro.

A Prefeitura de Manaus informou que o alagamento registrado no bairro São Lázaro ocorreu em decorrência do grande volume de chuva, que ficou represado em um terreno da Base Aérea da Vila Militar Ajuricaba. Com a pressão da água, parte do muro desabou, fazendo com que o fluxo atingisse vias públicas e residências, causando transtornos aos moradores.

Equipes técnicas da prefeitura acompanham a situação e permanecem à disposição para minimizar os impactos, garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade na área afetada.

A Defesa Civil Municipal informou ainda que Manaus está ficou em alerta severo para risco de alagamentos e deslizamentos de terra no sábado (31). A Central 199 registrou três ocorrências na zona Norte: um alagamento no bairro Colônia Terra Nova, um bueiro aberto no Zumbi dos Palmares e uma erosão no bairro Nova Cidade.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o bairro Santa Luzia, na zona Sul, registrou o maior volume de chuva, com 65 milímetros, seguido por Cidade de Deus, na zona Norte, com 51 milímetros, e Santa Etelvina, também na zona Norte, com 44 milímetros.

A prefeitura informou ainda que alertas foram enviados aos celulares da população que se encontra em Manaus por meio do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), integrado às Defesas Civis municipal, estadual e nacional.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 199 (ligação gratuita) ou (92) 98802-3547 (WhatsApp). A Defesa Civil reforça a orientação para que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante as chuvas, mantenham distância de postes e fiações elétricas e redobrem a atenção ao trafegar por áreas com histórico de alagamentos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *