
Dentre as principais tendências para 2026 na arquitetura está o design biofílico, que é a incorporação, nos projetos, de materiais, texturas e formas inspiradas na natureza. No Amazonas, estado coberto pela maior floresta tropical do mundo, essa proposta se encaixa perfeitamente e pode ser um diferencial. O design biofílico oferece benefícios que vão além da estética e impactam diretamente a qualidade de vida, é o que afirma a arquiteta da Tec Obras, Nayara Ribeiro.
“Os imóveis deixam de ser apenas abrigos funcionais para se tornarem refúgios afetivos. O foco está em criar ambientes que estimulam a calma, favorecem o descanso e equilibram os sentidos. O design biofílico vem com essa proposta, priorizando nas residências a ventilação cruzada, sombreamento, uso de vegetação, luz natural controlada e materiais adequados ao clima, melhorando o conforto térmico, reduzindo a dependência do ar-condicionado e contribuindo para a qualidade do ar”, explica.
A arquiteta da Tec Obras destaca, ainda, que o design biofílico estabelece uma conexão visual e sensorial com a natureza, favorecendo o bem-estar emocional e auxiliando na redução do estresse. “Na prática, o design biofílico vai muito além do uso de plantas nos ambientes. Nele, inclui a otimização da iluminação natural, com janelas bem-posicionadas, portas de vidro e claraboias, melhorando o conforto visual e reduzindo o uso de luz artificial”, ressalta.
A vegetação, diz ela, pode ser incorporada por meio de jardins verticais e vasos suspensos. “Uso de materiais naturais, como madeira, pedra, cerâmica e fibras, reforça a conexão com a natureza, assim como a escolha das cores”, comenta Nayara Ribeiro.
A arquiteta da Tec Obras explica que o design biofílico pode ser aplicado também aos espaços comerciais. “A iluminação natural é usada de forma controlada para valorizar produtos e criar ambientes mais agradáveis, enquanto o conforto térmico e a qualidade do ar incentivam a permanência dos clientes. Materiais naturais, texturas e elementos verdes reforçam a identidade da marca e tornam o espaço mais acolhedor, reduzindo a fadiga sensorial comum em ambientes comerciais”, afirma.
Na Tec Obras, de acordo com a arquiteta, essa tendência vem sendo seguida tanto em projetos residenciais como nos comerciais. “A construtora procura sempre levar em conta as características do clima amazônico em seus projetos. O papel do arquiteto é entender as necessidades dos usuários e propor espaços que os atenda e promovam conforto, funcionalidade e bem-estar”, reforça.
Sobre a Tec Obras – Construtora amazonense, a Tec Obras é especializada em serviços na construção civil, com atuação em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento. Com foco em qualidade, a empresa atende tanto à iniciativa privada quanto pública, contribuindo para o desenvolvimento e modernização de espaços urbanos. A sede está localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro. Contatos: (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783


