Portal Você Online

Bacia do rio Solimões, no Amazonas, é terceira do país em petróleo e gás natural

Região petrolífera do estado produziu quase 100 mil barris de petróleo e gás ao dia neste primeiro trimestre.

A Bacia do Solimões, no Amazonas, foi a terceira do País, em 2025, na produção nacional de gás natural, com participação de 7,51% do total nacional, que alcançou a média anual de 179 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), recorde histórico. A média foi 17% maior do que a do ano anterior, quando registrou 153 milhões de m³/d.

Ela abriga a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. Hoje, entre os 30 poços de petróleo e gás em terra com maior produção, 20 estão lá.

É nesta bacia que está localizada a província petrolífera de Urucu, marco na atividade exploratória na região Amazônica. A região está próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, a 650 quilômetros da capital.

Desse modo, a bacia amazonense produziu aproximadamente 98,6 mil barris/dia de petróleo e gás natural nos três primeiros meses. Isso corresponde a 2,1% de toda a produção brasileira.

Do volume produzido, a quantidade de barril/dia de petróleo chegou a 11,6% e 88,4% de gás natural.

Por conta disso, o Amazonas é o segundo estado brasileiro em produção de gás, correspondendo a 9,3% do volume total, ficando o Rio de Janeiro na primeira posição, com 74,1%. O terceiro estado maior produtor de gás é São Paulo: 7,5%.

Esses dados da produção de petróleo e gás no Brasil, no primeiro trimestre de 2024, foram divulgados nesta semana pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Esses e outros dados anuais se encontram no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de dezembro de 2025, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado hoje (02) e que, além dos dados desse mês, traz encarte com dados anuais consolidados de 2025.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *