Portal Você Online

Em ascensão musical amazônica, Uma Póvoas disputa vaga no Lollapalooza

A cantora, compositora e violonista manauara Uma Póvoas participa da votação popular que pode garantir uma vaga no Lollapalooza Brasil 2026, um dos maiores festivais de música do país. Em ascensão na nova cena amazônica e nortista, a artista integra a seleção do concurso Temos Vagas, promovido pela 89FM – A Rádio Rock, iniciativa voltada à revelação de novos nomes da música brasileira. O link para votação está disponível em https://bit.ly/UmaPovoas_Lollapalooza2026.

Com sonoridade que transita entre a MPB contemporânea e o pop alternativo, uma Póvoas constrói uma trajetória marcada pela união entre estética moderna, produção pop e a força poética da canção brasileira. Em carreira solo, ganhou destaque nacional com o single “Vida + Leve”, sua música mais ouvida, que soma 972.185 streamings nas plataformas digitais, em parceria com Lauro (PE) e Guilherme Castel (RS), consolidando sua identidade artística no cenário independente.

Antes da fase solo, integrou o duo Chapéu de Palha, um dos projetos independentes mais expressivos da Região Norte, que ultrapassou 27 milhões de streamings e realizou apresentações de grande público, incluindo uma despedida com ingressos esgotados no Teatro Manauara. O duo lançou o EP “Eu” e o álbum “Cais”, com destaque para as faixas “Querida” e “Bem”, ampliando o alcance da música produzida na Amazônia para todo o país.

Desde 2023, Uma Póvoas vem fortalecendo sua carreira autoral com lançamentos como “Movimento Solar”, que estampou a capa da playlist Indie Brasil, no Spotify, além de apresentações em formatos intimistas que aproximam público e canções. Em 2025, ampliou sua circulação ao integrar a programação de eventos relevantes da capital amazonense, como o Festival Ayédùn, o Te Encontro na Barroso e o Festival Amazonas de Música (FAM).

Além da atuação artística, desenvolve projetos culturais importantes, como a parceria com a Aliança Francesa (AM), e atua como produtora cultural da Casa Cultural Ayédùn, coletivo que promove a valorização, o incentivo e o pertencimento cultural, contribuindo diretamente para o fortalecimento da cena independente em Manaus.

Atualmente, a artista prepara o lançamento de seu primeiro álbum solo, previsto para 2026 e financiado pela Lei Aldir Blanc, após o EP ao vivo “Fim de Temporada” (2025/2026), que marcou a transição para uma nova fase da carreira. A participação no Lollapalooza representa mais um passo na consolidação de uma Póvoas como um dos nomes em ascensão da música produzida na Amazônia.

“Esta é uma oportunidade muito grande de expandir o meu trabalho. O Lollapalooza é um festival conhecido mundialmente, e tocar lá é um sonho. Ter representantes da região norte naquele palco também é importante para nós, nortistas, como parte cena musical do país. Cada voto conta e faz diferença nesse momento!”, destacou a artista.

A escolha dos artistas ocorre inicialmente por votação popular, realizada exclusivamente no site da 89FM – A Rádio Rock. As 50 bandas e artistas mais votados avançam para a segunda etapa do processo, quando serão analisados por uma comissão julgadora composta pela rádio 89FM e pela Rock World, organizadora do Lollapalooza Brasil. O resultado oficial será divulgado no dia 9 de março de 2026, às 20h, reforçando a importância do engajamento do público nesta primeira fase da seleção.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *