
Infelizmente, a alegria das festas populares ainda é marcada por episódios de violência. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os registros de importunação sexual e violência doméstica tendem a apresentar picos durante grandes eventos festivos e feriados prolongados, impulsionados muitas vezes pelo consumo excessivo de álcool e pela falsa sensação de impunidade em aglomerações.
Por isso, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está intensificando ações de combate à importunação e ao assédio sexual durante as festas de carnaval deste ano. Com o mote “Não é Não!”, a iniciativa foca na conscientização e no suporte direto às foliãs.
“A campanha surge justamente para desconstruir a ideia de que ‘no Carnaval tudo é permitido”, destaca a deputada Alessandra Campelo (Podemos), que preside a Procuradoria Especial da Mulher. A parlamentar reforça ainda que tocar o corpo de uma mulher sem consentimento, beijar à força ou dirigir palavras ofensivas e invasivas não são “brincadeiras”, mas sim crimes previstos em lei.
Ações
Durante todo o período carnavalesco, a Procuradoria da Mulher irá desenvolver ações de conscientização nas bandas de carnaval, nos ensaios e desfiles das escolas de samba, festas em locais privados e públicos.
Um exemplo de festa que receberá a equipe da Procuradoria da Mulher é a banda “Maria vem com as outras”, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Amazonas (Cedim), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A banda acontece nesta sexta-feira (06/02), e chega à 14ª edição com o tema “Nenhuma a Menos na Folia”; e integra a programação carnavalesca da capital com foco na conscientização sobre a violência de gênero.
A equipe irá realizar a distribuição de material educativo para esclarecer a diferença entre paquera e assédio, além de detalhar a legislação vigente; divulgação de canais de atendimento para suporte imediato às vítimas; além de repassar orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Campanha “Não é Não!”
A Campanha “Não é Não!” é uma iniciativa, que já se tornou um símbolo nacional de resistência feminina, busca garantir que a vontade da mulher seja soberana.
No Amazonas, a ação da Aleam integra uma rede nacional articulada pelo Ministério das Mulheres, unindo forças para que a diversão não dê lugar ao trauma.
“Temos trabalhado na campanha Não é Não, buscando a conscientização de combate e principalmente que as pessoas denunciem os casos de importunação e assédio sexual, no carnaval e em qualquer outro momento”, afirma Campelo.
Ajuda
Se você for vítima ou presenciar um ato de assédio, denuncie imediatamente:
Procuradoria da Mulher (Aleam) – (92) 99400-0093 (WhatsApp)
Delegacia da Mulher (Manaus)- (92) 3236-7012
Emergência policial – 190


