Portal Você Online

Defensoria Pública do Amazonas divulga resultado final do 5º concurso

Após a homologação, a Defensoria estará apta a iniciar as nomeações e posses de novos Defensores e Defensoras, que vão reforçar a atuação no interior

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) publicou, nesta sexta-feira (5), o resultado final do 5º concurso para membros da instituição. A lista com os nomes está disponível no Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, no link https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2026/02/Edicao_2589-2026__publicada_em_06_fevereiro_de_2026.pdf

Após a homologação, a Defensoria Pública estará apta a iniciar as nomeações e posses de novos Defensores e Defensoras. Os empossados ingressarão como Defensores e Defensoras de 4ª Classe e vão de reforçar o quadro da Defensoria do Amazonas no interior do Estado. 

De acordo com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o ingresso de novos profissionais qualificados é um passo decisivo para ampliação da presença da DPE-AM. “E para assegurarmos que o acesso à justiça seja uma realidade para quem mais precisa”, acrescenta.  

Para ele, o resultado final é o marco de um novo capítulo para a instituição e para a vida de cada aprovado. “Recebemos agora reforços preparados para a nobre missão de defender o povo amazonense, fortalecendo nossa estrutura para chegarmos ainda mais longe”, concluiu Rafael Barbosa. 

“É muito gratificante ver esse concurso chegar ao fim com êxito. Esse resultado reflete o empenho diário de muitos servidores e membros que se dedicaram para que todo o processo fosse conduzido com seriedade e responsabilidade, almejando sempre o fortalecimento da Defensoria Pública do Amazonas”, destaca o chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, Bruno Soré. 

Sobre o concurso

Com edital publicado em 21 de março de 2025, o 5º concurso para Defensora e Defensor Público do Amazonas teve provas escritas objetivas realizadas em 15 de junho e as dissertativas, em 18 de agosto. As provas orais foram realizadas entre os dias 21 e 23 de novembro. 

Realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o concurso prevê preenchimento inicial de 10 vagas, podendo novas vagas serem preenchidas conforme a conveniência e a disponibilidade orçamentária da DPE-AM pelos aprovados remanescentes. Atualmente, há cerca de 80 vagas em aberto. 

O certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da DPE-AM. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *