Portal Você Online

Vídeos:Comandante da embarcação que naufragou no Encontro das Águas com passageiros é preso; buscas continuam

Força-tarefa retomou nas primeiras horas deste sábado (14) as buscas pelos sete desaparecidos do naufrágio em Manaus

O Corpo de Bombeiros do Amazonas continua as buscas por desaparecidos do naufrágio que ocorreu na tarde de obtem (13), no Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus. Neste sábado (14), 25 bombeiros mergulhadores e 6 embarcações, além de outros 20 agentes da Defesa Civil, Capitania dos Portos da Marinha, helicóptero e duas lanchas.

Os Bombeiros atua com duas frentes de trabalho: uma de busca de superfície na margem do Rio Solimões e outra de mergulho próximo da região do ocorrido.

A Polícia Civil do Amazonas informou que o piloto da embarcação foi preso em flagrante por homicídio culposo, e responderá em liberdade após pagamento de fiança. O caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que quatro pacientes adultos, vítimas do naufrágio, receberam atendimento em unidades da rede estadual, passaram por avaliação clínica e exames e receberam alta hospitalar com orientações médicas. Uma quinta paciente permanece internada, com o quadro de saúde estável

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima (união Brasil), 80 pessoas estavam na embarcação e corpos podem estar presos a dezenas de metros de profundidade.

O naufrágio

O naufrágio ocorreu na tarde desta sexta-feira 13, logo após a lancha ter partido de Manaus rumo ao município de Nova Olinda do Norte, no Amazonas. Cerca de 71 pessoas foram resgatadas por outras embarcações que passavam pelo local, de intenso movimento pois fica na travessia da BR-319 (Manaus-Porto Velho). Duas morreram, incluindo uma criança de três anos, e uma mulher de 22 anos.

Alguns tripulantes dessas embarcações gravaram vídeos do resgate de sobreviventes do naufrágio que flutuavam no Encontro das Águas. Veja vídeos abaixo:

No resgate e atendimento, além do Estado, a Prefeitura atuou com o Samu, que se juntou ao Corpo de Bombeiros nos primeiros atendimento de emergência.

Além do governador, o prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, emitiu nota de solidariedade às famílias das vítimas. Boa parte dos passageiros da lancha que afundou é residente da capital amazonense.

Desaparecidos:

1 – Lara Bezerra
2 – Patrícia Barros
3 – Fernando
4 – Ana Carla Izel
5 – Poliana Oliveira
6 – Romoaldo Marcião

NOTA

NOTA

O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas atingidas pelo naufrágio. “Como prefeito de Manaus em exercício, me uno em oração a todos que aguardam notícias e reafirmo que a Prefeitura de Manaus permanece mobilizada para acolher e dar todo o suporte necessário às vítimas e suas famílias”, disse.

Desde os primeiros momentos, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Samu 192, atuou diretamente na resposta à ocorrência, com equipes preparadas, unidades de suporte básico e avançado e motolâncias nos portos de Manaus e da Ceasa, além do apoio às vítimas resgatadas por embarcações civis e equipes de salvamento.

Cinco vítimas foram atendidas diretamente pelas equipes do Samu, sendo três assistidas no local sem necessidade de remoção; uma removida para unidade hospitalar e uma criança atendida em parada cardiorrespiratória que, infelizmente, evoluiu a óbito.

“Registro também meu respeito às forças de salvamento e segurança pela atuação rápida e dedicada diante de uma operação complexa. Seguimos acompanhando a situação com transparência, responsabilidade e compromisso com cada família atingida”, conclui Renato Junior.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *