
Com o Carnaval e o feriado prolongado, cresce em Manaus a procura por carnes para churrasco, presença tradicional nos encontros. A dica é apostar em opções que rendem mais, assam rápido e facilitam o preparo para grupos. A sugestão é do coordenador de Açougue do Super Nova Era, Fabrício Freitas.
Entre os cortes mais procurados para as festas à base de churrasco, segundo ele, estão os que equilibram sabor, rendimento e custo-benefício, além de opções que já fazem parte da cultura brasileira. “Os clientes buscam muito picanha, fraldinha, alcatra e maminha, mas também há uma demanda grande por cortes que rendem mais, como costela e cupim. No Carnaval, o consumidor costuma pensar no grupo e no tempo de preparo, então, escolhe o que facilita mais”, afirma.
De acordo com o especialista, a semana de Carnaval costuma ser uma das mais movimentadas do ano, no setor, especialmente por conta da combinação entre feriados e festas, que podem ocorrer em casa, sítios e outras áreas de lazer. “O Carnaval é um período em que muita gente prefere se reunir para fazer um churrasco, seja antes de sair para os blocos ou para receber amigos em casa. Isso aumenta bastante a procura por carnes e também por itens complementares, como linguiças e coração”, observa.
Além da carne bovina, o frango segue como uma escolha recorrente, diz ele, principalmente por ser versátil e combinar com diferentes temperos. “Asas, coxinha da asa e coração são campeões nessa época. É uma carne que agrada, assa rápido e vai bem com vários tipos de acompanhamento”, explica.
Outro ponto observado no período, conforme o coordenador de Açougue do Nova Era, é o crescimento da procura por itens já prontos ou semipreparados, que reduzem o tempo na cozinha. “Muita gente quer praticidade. Então, aumentam as vendas de espetinhos, linguiças variadas e carnes já porcionadas (cortadas, como no caso dos espetinhos), além de calabresas em pacotes fechados. É uma forma de aproveitar o feriado sem passar o dia inteiro preparando tudo”, comenta.
Fabrício Freitas reforça que, para garantir uma boa experiência, o ideal é planejar a compra com antecedência, principalmente para quem pretende fazer churrasco em dias de maior movimento na cidade. “O consumidor que se organiza consegue escolher com calma, garantir o corte que prefere e, ainda, receber orientação do açougue. Aqui no Nova Era, a gente sempre ajuda indicando a melhor opção para cada tipo de churrasco”, ressalta, lembrando, também, da variedade de bebidas disponíveis para acompanhamento.
Para o especialista do Super Nova Era, as reuniões no Carnaval também são um momento de pausa e partilha que precisa ter qualidade. “O churrasco vira uma desculpa para juntar todo mundo, conversar e dividir o alimento. E a escolha da carne certa e os acompanhamentos fazem diferença nesse encontro”, conclui.
Como alternativa para quem prefere mais comodidade, ele informa que parte desses itens também pode ser adquirida pelo site www.supernovaera.com.br, ampliando as opções de compra para o Carnaval.


