Portal Você Online

PQA: Prêmio da Fieam abre inscrição sem limite de projetos

O PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) promovido pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) deste ano terá como seu principal diferencial a possibilidade de as empresas e instituições inscreverem a quantidade de projetos sem limites para concorrer ao “Oscar da Qualidade Amazonense”.

Organizada pelo Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria, a premiação também está fortalecendo sua pegada ambiental. As regras do edital foram apresentadas esta semana e podem ser acessadas no link https://pqa.org.br/ ou pelos telefones (92) 3186-6640/ 3186-6642.

O cronograma deste ano começa com o treinamento das organizações, de 11 a 13 de março. Entre os dias 13 e 17 do mesmo mês, haverá o curso de preparação e a banca examinadora. A entrega dos relatórios está marcada para 12 de junho, e a divulgação do relatório da primeira fase do PQA 2026 ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Entre 6 de julho e 18 de setembro, serão realizadas visitas às organizações classificadas. Em 25 de setembro, será divulgado o relatório da segunda fase. Entre 9 e 12 de novembro, serão realizadas a 27ª Mostra da Gestão e a 5ª Feira da Qualidade. O processo culmina com a cerimônia de entrega do “Oscar da Qualidade”, no Qualishow 2026.

Estão habilitadas à disputa organizações privadas e públicas; nacionais ou estrangeiras; sociedades de economia mista, abertas ou não, e até mesmo unidades autônomas de uma organização maior. A organização deve estar adimplente com suas obrigações legais junto aos órgãos de arrecadação do governo. Essa participação ocorre por duas modalidades: “Processo” e “Gestão”.

Na modalidade de “Processo”, a organização participa por meio do seu Grupo de Trabalho, responsável pela criação e implementação de um projeto de um ou de mais temas, sendo que em 2026 não haverá limite de projetos por tema. Pode ser um projeto voltado resolução de um problema com implementação de melhoria; de inovação; ou de desenvolvimento sustentável. As categorias envolvidas são as de “Grande Organização”; “Média Organização”; “Micro e Pequena Organização”; “Governamental”; “Sem Fins Lucrativos”; “Educação” e “Saúde”.

Na modalidade de “Gestão”, a organização participa como um todo, através da elaboração de um Relatório da Gestão utilizando metodologias desenvolvidas nacionalmente, tanto para o setor privado quanto para o setor público. Para as categorias de “Grande Organização”; “Média Organização”; “Micro e Pequena Organização”; e “Sem Fins Lucrativos”, os critérios de avaliação são os de “Compromisso com a Excelência – 250 pontos” (que reconhece e incentiva a melhoria contínua da gestão) e o de “Rumo à Excelência – 500 pontos” (nível de maturidade para organizações que já possuem práticas de gestão estruturadas). Para as organizações públicas, há o “Instrumento de Avaliação de Gestão Pública – de 250 a 500 pontos”.

Apoios e informações

Desde 1994, o PQA vem sendo realizado pelo Programa Qualidade Amazonas do Dampi/Fieam. O evento conta com apoio institucional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), e do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A iniciativa privada também integra esse esforço.

O período de inscrição é de 11 de fevereiro a 12 de junho de 2026. A candidatura somente será efetivada após a entrega ou envio de ficha de Inscrição (não será permitida a alteração dos nomes dos membros do projeto após a entrega do RP ou RG); comprovante de pagamento da taxa de inscrição; uma única cópia em mídia do Relatório de Processo e/ou do Relatório da Gestão; e quatro vias originais impressas e encadernadas do Relatório do Processo e/ou da Gestão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *