Portal Você Online

Oficinas de teatro de bonecos mobilizam crianças em Manaus

As oficinas de teatro de bonecos vão mobilizar crianças e jovens da zona leste e da área rural de Manaus entre os dias 23 de fevereiro e 5 de março. A iniciativa é da produtora cultural Anne Oliveira, em parceria com a Associação ArtBrasil, e será realizada em escolas municipais e estaduais da capital.

O projeto “Núcleo de Popularização e Desenvolvimento do Teatro de Formas Animadas” foi contemplado no Edital nº 07/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A proposta oferece formação gratuita, com foco na reflexão social e no estímulo à criação de grupos de Teatro de Bonecos nas comunidades atendidas.

As atividades serão conduzidas pelo artista Roberto Carlos Junior, com apoio da artista Ana Cláudia Motta, ambos com experiência na linguagem do Teatro de Formas Animadas.

Durante as oficinas, os participantes terão contato com todas as etapas do processo criativo: elaboração de texto e roteiro, tipos de bonecos, escolha de materiais, confecção, técnicas de manipulação, além de adereços, cenário e construção cênica.

Para a idealizadora do projeto, Anne Oliveira, o objetivo é fortalecer o desenvolvimento do teatro nas comunidades.

“Particularmente, nossa proposta é fomentar a produção de espetáculos de bonecos, estimulando a criação, dentro dessas comunidades, de grupos de Teatro de Formas Animadas, democratizando o acesso à arte e popularizando o teatro como forma de expressão artística e política, sendo também uma ferramenta de reflexão”, destacou Anne.

Oficinas de teatro de bonecos fortalecem formação cultural

Além da prática artística, a proposta inclui a construção coletiva de textos que abordem questões presentes nas próprias comunidades e temas sociais relevantes. A metodologia respeita as faixas etárias envolvidas e busca demonstrar que o Teatro de Bonecos pode provocar debates e contribuir para a formação crítica dos participantes.

As oficinas ocorrerão em duas escolas da zona leste e duas da zona rural de Manaus — uma ribeirinha e outra rodoviária. A produção firmou parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e com a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural) da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).

As unidades contempladas são:

  • Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda Guimarães de Andrade (zona leste)
  • Escola Estadual de Tempo Integral Cacilda Braule Pinto (zona leste)
  • Escola Municipal Santa Luzia (zona rural ribeirinha – bairro Puraquequara)
  • Escola Municipal Ester (zona rural rodoviária – km 08 da BR-174)

Cronograma

23 a 27 de fevereiro

  • EETI Cacilda Braule Pinto (manhã)
  • EETI Maria Arminda Guimarães de Andrade (tarde)

2 a 5 de março

  • Escola Municipal Santa Luzia (manhã)
  • Escola Municipal Ester

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *