Portal Você Online

Seinfra realiza obras emergenciais de recuperação no ramal do Caldeirão

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando obras para a substituição de linhas de bueiros em dois trechos da estrada do Caldeirão, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), em virtude de desmoronamentos ocasionados pelas fortes chuvas na região.

Esse trabalho, realizado de forma emergencial, irá garantir a continuidade do fluxo de veículos na estrada do Caldeirão, tirando moradores e produtores do isolamento, além de proporcionar mais segurança na trafegabilidade da via.

Em dezembro de 2025, as fortes chuvas na região ocasionaram o primeiro desmoronamento, localizado no km 1 da estrada. Alguns dias depois, em janeiro deste ano, houve nova ocorrência, dessa vez no km 3 da via, culminando com o colapso das linhas de bueiro, o que ocasionou a interdição parcial da pista.

Ainda em janeiro, a Seinfra prontamente agiu para solucionar o problema, designando uma equipe para averiguar a situação e dar início aos trabalhos, que incluem a substituição de duas linhas de bueiro metálicas por bueiros celulares em concreto, garantindo mais segurança e maior durabilidade.

Além disso, a Seinfra também está realizando a recomposição da erosão verificada nos dois locais, que incluem serviços de compactação de aterro, recuperação de base e sub-base e pavimentação com aplicação de capa asfáltica.

“Desde janeiro, estamos trabalhando na estrada do Caldeirão, visando garantir não apenas uma melhor infraestrutura, mas também executar um trabalho que una durabilidade e segurança para todos os que trafegam pela via”, destacou o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Monitoramento

A Seinfra também está monitorando a evolução de um processo erosivo no km 5 da estrada do Caldeirão, de modo a evitar o rompimento de mais um trecho da via.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *