Portal Você Online

Vendas de Natal devem ter maior alta em sete anos

Saque do FGTS e juros baixos impulsionam comércio. Do total de temporários, 26% devem ser efetivados, estima CNC

Comercio impulsionou a economia no final do ano com saque do FGTS e décimo terceiro.

A liberação dos saques do FGTS, o cenário de juros e inflação mais baixos e as melhores condições de crédito impulsionaram as vendas na reta final do Natal e fizeram a Confederação Nacional do Comércio (CNC) rever suas estimativas. A organização espera que o varejo registre alta de 5,2% nos negócios, o melhor Natal em sete anos.

Para analistas, o desempenho do comércio na temporada de festas de fim de ano indica uma maior expansão do consumo das famílias e um ritmo mais forte de retomada da economia em 2020. Para que os investimentos acompanhem, porém, eles avaliam que é preciso continuidade das reformas para aumentar a confiança dos empresários.

Segundo Fabio Bentes, economista-chefe da CNC, o prazo de financiamento aumentou em 10% neste Natal em relação ao do ano passado, permitindo a compra de itens mais caros. Isso ocorreu porque as instituições, explicou, perceberam um risco menor de calote. O Natal é a principal data comemorativa do varejo brasileiro, devendo movimentar R$ 36,3 bilhões este ano, segundo a CNC.

“Esse movimento de maior consumo vai continuar em 2020, já que o mercado de trabalho vem dando sinais de melhoras. Em novembro, a geração de postos foi a maior desde 2010”, disse Bentes. Para ele, a chave para o crescimento no ano que vem será o emprego, “já que os juros e a inflação devem continuar no mesmo patamar”.

Bentes avalia que 26% dos 91.600 mil temporários contratados neste fim de ano no comércio sejam efetivados, percentual bem maior que os 15% dos últimos quatro anos.

Diante desse cenário, a CNC prevê uma alta entre 5,5% e 6% no comércio para 2020, maior que os 4,6% deste ano. Os indicadores consideram o chamado varejo ampliado, que inclui automóveis e material de construção.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *