Policiais do 5° BPM (Coari) averiguam denúncia e apreendem embarcação usada pelos “piratas de rio”
Lacha foi apreendida por militares 5° BPM/COARI
Foto: PM / CoariBandidos fazem camuflagem em lancha usando nome da PC para cometer crimes
Foto: PM / Coari
Após denúncia anônima sobre uma suposta lancha da Polícia Civil estaria circulando por comunidades próximas ao município de Coari, policiais militares do 5° BPM daquele município, apreenderam a embarcação que era utilizada por traficantes para interceptar barcos nos rios Solimões e Japura, rota do tráfico no Amazonas.
A lancha clonada estava escondida em um lago na Comunidade Santa Maria do Poção, no Rio Copéa. A embarcação de alumínio possui um motor potente dee 250 HP e a inscrição “Polícia Civil” na lateral.
“Ao chegarmos no local localizamos a lancha de cor verde e preta equipada com motor Yamaha 250 HP com as características relatadas. Foram feitas buscas nas adjacências atrás de armas e drogas, porém nada foi encontrado. A lancha estava escondida em uma mata de igapó de difícil acesso, disse o Tenente-Coronel Pedro Moreira, Comandante do 5° BPM.
A PM acredita que a lancha apreendida seja a mesma usada por piratas no Rio Solimões Vista em maio do ano passado no Município de Tonantins/AM. Com lataria de alumínio leve e com motor potente a embarcação era ideal para alcançar e abordar outras embarcações, além de cobrir uma extensa área bem rápido.
Ainda segundo o comandante, os líderes da quadrilha estão na cidade de Coari, mas as ações do bando abrangiam áreas do Rio Japurá e do alto Rio Solimões. “O foco principal eram traficantes descendo com cargas de drogas, mas para se alimentarem e reabastecerem também praticavam roubos em flutuantes nas margens dos rios com combustíveis ou gêneros alimentícios”, afirmou Moreira.

As ações agora seguem para encontrar os traficantes com o apoio de policiais militares da Rocam, e Força Tática, além do 5° Batalhão de Polícia Militar na Zona Rural e Urbana.