Portal Você Online

África do Sul vai ao mata-mata pela primeira vez

A África do Sul está na segunda fase da Copa do Mundo 2026. Na noite desta quarta-feira (24), em Monterrey, no México, os Bafana Bafana surpreenderam a Coreia do Sul, venceram por 1 a 0, com gol de Maseko, chegaram aos quatro pontos no Grupo A e garantiram a classificação como segundo colocados da chave. Esta será a primeira vez que o país jogará o mata-mata de um Mundial. Agora, a África do Sul encara o Canadá, no próximo domingo (28), a partir das 16h (horário de Brasília).

Quando o juiz apitou o fim da partida em Monterrey, o belga Hugo Broos, técnico da África do Sul, não conteve a emoção por fazer história com os Bafana Bafana. O treinador se ajoelhou, colocou a cabeça no chão e pareceu não acreditar na conquista. Na sequência, trocou um longo abraço com o goleiro Ronwen Williams, capitão da equipe.

O primeiro tempo da partida entre África do Sul e Coreia do Sul foi morno, sem grandes emoções. Os sul-africanos tiveram as melhores chances em jogadas de contra-ataque com Maseko, duas vezes, e Mofokeng. A melhor chance do jogo veio em um rebote para Makgopa, livre na pequena área. O centroavante, que estava em posição duvidosa, chutou a bola nas mãos do goleiro sul-coreano e manteve o zero no placar. A Coreia do Sul apostou na manutenção da posse de bola e nas jogadas de construção pelo meio de campo, mas levou perigo em apenas um chute com Lee Kang-In, que passou muito perto.

Insatisfeito com o rendimento do primeiro tempo, o técnico sul-coreano fez três mudanças no intervalo e mandou a equipe para o ataque com a entrada do craque Heung-Min Son. Apesar das mexidas, os asiáticos não conseguiram entrar no jogo. Apostando nas transições em velocidade, a África do Sul encontrou espaço com Mokofeng pela direita. O camisa 10 driblou seu marcador, entrou na área e tocou para Maseko, que dominou com estilo e mandou para o fundo da rede adversária aos 17. Daí em diante, os Bafana Bafana se fecharam e não deixaram a Coreia do Sul criar mais nada.

Derrotada pela segunda vez nesta Copa do Mundo, a Coreia do Sul encerra sua participação na fase de grupos com três pontos ganhos. Os asiáticos agora terão de aguardar o desfecho dessa etapa da competição para saberem se garantirão ou não a vaga como um dos oito melhores terceiros colocados. No momento a equipe está com a quarta melhor campanha entre os terceiros colocados. Nove grupos ainda terão seus desfechos confirmados até sábado (27).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *