Portal Você Online

Airbus passa a Boeing e vira maior fabricante de aviões

Jato 737 Max, um dos motivos para a perda do título mundial da Boeing. Foto: divulgação

A Boeing  perdeu o título de maior fabricante de aviões do mundo para a Airbus, sofrendo a maior derrota no duelo de 45 anos entre as empresas por causa do aterramento do 737 Max. A gigante aeroespacial americana entregou apenas 380 aviões a jato no ano passado contra 863 , de acordo com comunicado da empresa terça-feira.

A perda do título de maior do mundo expõe a crise originada com os aviões MAX 737, depois que os reguladores globais interromperam os vôos comerciais e as entregas do modelo em março, depois que dois acidentes mataram 346 pessoas. A vitória da Airbus foi a primeira desde 2011 e a décima desde 1974, quando o avião A300 da empresa fez sua estreia comercial.

No ano passado, a Boeing enviou apenas 127 de seus jatos 737 de corredor único, ficando atrás do total de 690 jatos da Airbus. Mas a empresa de Chicago obteve uma vitória nos jatos de corredor duplo, entregando 253, 80 a mais do que a Airbus.

Os papéis da Boeing reverteram as perdas depois da divulgação dos resultados, que mostraram um forte dezembro em matéria de entregas do 787 Dreamliner. As ações subiram pouco menos de 1%, negociadas a US$ 331,46.

A empresa entregou 21 Dreamliners durante o último mês do ano, elevando o total de 2019 para 158 – 13 a mais do que no ano anterior. Os jatos de composto de carbono tornaram-se uma fonte crítica de caixa enquanto o Max está afundando.

Os pedidos do Max, o jato mais vendido da Boeing, também sofreram incertezas sobre quando os reguladores finalmente liberarão o avião para retomar os vôos. A Boeing registrou um total de 54 vendas de aviões em comparação com o 768 da Airbus, sediada em Toulouse, na França.


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *