Portal Você Online

Moro vence qualquer um na disputa em 2º turno nas eleições de 2022

Resultado de imagem para Moro vence qualquer um na disputa em 2º turno nas eleições de 2022

O ministro da Justiça, Sergio Moro, é o único candidato à Presidência da República que aparece numericamente à frente do presidente Jair Bolsonaro em uma eventual disputa pelo Palácio do Planalto na eleição de 2002, aponta pesquisa FSB/Veja. O ex-juiz da Lava Jato também venceria os outros rivais com vantagem maior que o próprio chefe.

Bolsonaro vai melhor que todos os outros adversários no cenário de primeiro turno, como mostrou pesquisa da FSB/VEja. Nesta etapa, ele superaria o próprio Moro com 28% a 17%. Mas no segundo turno, em uma disputa com seu ministro, o presidente pode ter a sua tentativa de reeleição colocada em risco. Ele aparece com 37% das intenções de voto, atrás de Moro, que tem 39%, o que configura empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Esse cenário é o que tem o maior percentual de eleitores que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados: 14% deles descartam tanto o chefe quanto o subordinado.

O ex-juiz também superaria em um segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e o apresentador Luciano Huck (sem partido) nos cenários testados pela pesquisa – veja quadros abaixo –, sempre com mais folga do que Bolsonaro.

Enquanto o presidente da República já disse que gostaria de tentar a reeleição – e se mobiliza para isso criando um novo partido, o Aliança pelo Brasil -, o ministro da Justiça sempre diz que seu candidato é Bolsonaro e que ele não tem pretensão de disputar a Presidência.

Bem avaliado

Segundo a pesquisa, Moro é o ministro mais bem avaliado do governo: 29% o apontam como o melhor titular da Esplanada dos Ministérios. O segundo colocado, Paulo Guedes (Economia), vem bem atrás, com 6%.

O prestígio do ministro pode ser explicado pela avaliação que os entrevistados fazem da gestão Bolsonaro. Quando é perguntado quais são as áreas que mais melhoraram no atual governo, as duas mais bem avaliadas são combate à corrupção (24%) e segurança (16%). As duas áreas são ligadas ao ministério comandado pelo ex-juiz da Lava-Jato

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *