Atriz aceitou convite em janeiro, mas não foi nomeada. Marcelo Álvaro Antônio afirmou que posse ocorre ‘num prazo máximo de dez ou quinze dias’ após o fim da folia.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que Regina Duarte deve assumir a Secretaria de Cultura depois de cerca de dez a quinze dias do fim do carnaval. O anúncio foi feito durante uma visita ao Bairro do Recife, no Centro da capital pernambucana, nesta quarta-feira (19).
“A expectativa é de que [a nomeação] seja o quanto antes. Não consigo mensurar um prazo definitivo, mas acredito que depois do carnaval, num prazo máximo de dez ou quinze dias, acredito que ela já esteja empossada no cargo”, disse.
Segundo o ministro, já foram feitas algumas reuniões com a atriz antes de que ela assuma a Secretaria. “A Regina é uma pessoa de uma cabeça espetacular, tem uma bagagem muito grande na área de cultura. Tive várias reuniões com ela e ela está realmente imbuída nesse processo de resgatar a cultura do Brasil”, disse.
Após a saída de Roberto Alvim, o convite para que Regina Duarte assumisse o cargo na Secretaria de Cultura foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro e aceito pela atriz em 29 de janeiro. A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial.
Visita
A viagem do ministro do Turismo a Pernambuco faz parte de uma agenda pré-carnavalesca da pasta em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. Na capital pernambucana, Marcelo Álvaro anunciou a liberação de R$ 413 mil para uma reforma no Paço do Frevo, museu inaugurado em 2014 que conta a história do ritmo pernambucano.
“Esse recurso está no programa Investe Turismo, uma parceria com o Sebrae. Portanto, o Sebrae faz o repasse do recurso para a secretaria estadual, que faz a execução da obra. Espero que no ano de 2020 se inicie”, afirmou.
Além do museu que recebe os recursos, o ministro também visitou a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, e a Central do Carnaval, espaço que oferece serviços como atendimento médico, ao consumidor e venda de alimentos e artesanatos para os foliões.
Marcelo Álvaro Antônio também esteve na sede do Galo da Madrugada, onde assistiu a uma apresentação de frevo, chegando a arriscar alguns passos, e conheceu a história do bloco. À tarde, Marcelo Álvaro segue para Olinda.
Somente para o carnaval de Pernambuco, o Ministério do Turismo espera a movimentação de R$ 457 milhões durante o carnaval. Também há expectativa de 3,7 milhões de foliões em Olinda e de outros 1,6 milhão no Recife.