Portal Você Online

Brasileiros são liberados da quarentena e voltam para casa

Terminou na manhã deste domingo (23) a quarentena dos 58 brasileiros na Base Aérea de Anápolis (GO). Eles embarcaram em duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para diferentes destinos. Nenhum dos integrantes do grupo foi diagnosticado com o novo coronavírus durante o período na instalação militar — foram feitos três exames ao longo dos 16 dias de quarentena.

De acordo com o Ministério da Defesa, o grupo – formado por 34 pessoas vindas da China e 24 servidores que participaram da operação de resgate – deixou a base no final da manhã em dois aviões da FAB. Uma delas, com direção ao sul do país, fará paradas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis A outra, irá a Brasília, de onde uma pessoa seguirá em voo comercial para o Maranhão e outra, para o Rio Grande do Norte.

O outro voo, com o ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), para em Brasília, onde a maior parte do grupo desembarca, e depois segue para uma base aérea na Serra do Cachimbo, no Pará. De Brasília, dois repatriados vão embarcar em voos comerciais: um para São Luís e outro para Natal.

O governo conta o período de quarentena a partir do momento que o grupo deixou Wuhan, às 17h de 7 de fevereiro, não apenas o tempo de estadia na instalação militar. A previsão inicial era de que eles cumprissem um prazo de 18 dias de isolamento, mas, como todos os exames deram resultados negativos, o governo brasileiro decidiu limitar a quarentena. O período padrão indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 14 dias.

Fazem parte do grupo 31 repatriados que viviam em Wuhan, na China, centro da epidemia da doença, três diplomatas que foram à cidade chinesa participar da operação de resgate, além de médicos, jornalistas e a tripulação das duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que fizeram o trajeto de Wuhan até Anápolis.

Em uma cerimônia antes do embarque, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, comemorou o resultado da operação: ” Orgulho de ver terminada a operação com sucesso e alívio, porque todos os resultados (dos exames para coronavírus) deram negativo”.

Alefy Rodrigues, um dos repatriados, falou rapidamente, antes do embarque sobre a sensação de, enfim, poder reencontrar os familiares: “A Família está doida para falar com a gente. Todo mundo reunido por conta do carnaval e só falta a gente. Os dias (na base aérea) foram ótimos, muito além da expectativa. Estamos muito gratos”.

Outro integrante do grupo, Caleb Guerra, endossou o sentimento: “A gente está super feliz e quero mandar um beijo para os meus pais e a minha irmã”. Duas bandeiras assinadas pelo grupo foram entregues a Azevedo e Silva, que informou que vai entregá-las ao presidente Jair Bolsonaro.


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *