
As primeiras blitz da Lei Seca flagrou 105 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, entre a noite de sábado (22) e a manhã deste domingo de Carnaval (23), nas ruas de Manaus. Durante de 10 horas de operação, 1.787 testes foram realizados pelos agentes de trânsito em várias regiões da capital amazonense e 34 veículos foram apreendidos pelo Detran-AM.
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, “assim como nas festas de fim de ano, o Carnaval também requer uma atenção maior do Detran e as operações são intensificadas”.
“Estamos trabalhando, empregando todo o efetivo dos nossos agentes de trânsito, integrados com as forças policiais, com o Batalhão de Trânsito e Polícia Civil, para que possamos ofertar à população amazonense segurança, evitando isso acidentes e vítimas fatais no trânsito”,informou Sá.
Em Manaus a fiscalização da Lei Seca é feita pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, Polícia Civil e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). A operação continua de forma itinerante em diversas zonas da capital. Durante cerca de horas de fiscalização, 208 multas foram aplicadas, além de 92 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 22 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) foram recolhidos.
Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências
Lei Seca
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
A Lei Seca não permite a direção de veículos sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Caso o índice seja a partir de 0,34 mg/L, o motorista é preso em flagrante.
Educação
Neste Carnaval, o Detran-AM também promove ações educativas dinâmicas. O “Bloco do Detran” está passando em bares, blocos, bandas de Carnaval e pelo Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo) levando alegria e conscientização para o trânsito por meio de abordagens educativas e encenação teatral para alertar os motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção.
A ação é promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito da instituição. No sábado (22) a noite, cerca de 5 mil pessoas foram fiscalizadas pelo Detran-AM.


