Portal Você Online

Saúde confirma três casos de coronavírus no país e investiga um quarto em São Paulo

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a identificação de mais dois casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, elevando o total de casos confirmados no país para três enquanto um segue em investigação — o primeiro teste, feito em laboratório particular deu positivo, mas a confirmação depende de contraprova.

O terceiro caso confirmado é de um administrador de empresas colombiano de 46 anos residente em São Paulo. Em 9 de fevereiro, ele foi de São Paulo para a Espanha. No dia 16, viajou para a Itália. Em 22 de fevereiro, para a Áustria. Em 28 de fevereiro, foi para a Alemanha, e no dia seguinte retornou ao Brasil

O administrador foi atendido nesta quarta-feira no Hospital Albert Einstein, apresentando sintomas de Covid-19 — tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e coriza —, foi testado e o resultado deu positivo.

O quarto caso em investigação — que necessita de contraprova do Instituto Adolfo Lutz — é de uma adolescente de 13 anos, moradora de São Paulo, que passou por Portugual e chegou na Itália no dia 22 de fevereiro. Durante a viagem, ela foi internada em um hospital em Dolomitas, no norte da Itália, para tratar de uma lesão.

No último domingo, ela retornou ao Brasil e na segunda-feira foi ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Mesmo sem apresentar sintomas, ela fez o teste para o novo coronavírus em um laboratório particular e o primeiro resultado deu positivo. Como é a primeira vez que este laboratório testa um paciente positivo para Covid-19, é necessário uma contraprova do Instituto Adolfo Lutz, de referência nacional.

No mundo, mais de 3 mil pessoas já morreram em decorrência da doença, a maioria delas na China. O total de contaminados já passou de 93 mil, mas a imensa maioria deles já foi curada da doença, nomeada Covid-19.

A Covid-19 costuma provocar sintomas como febre e problemas respiratórios. Até o momento, há dois casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, todos em São Paulo. Ambos os casos são importados, de pacientes que tinham viajado à Itália, um dos países mais afetados pela epidemia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *