Portal Você Online

Samsung libera tipo de álcool 70% para frear coronavírus

Usuários devem desligar o smartphone antes de higienizar. Recomendação vale para tela e carcaça.

A Samsung recomenda que os donos de smartphone Galaxy adotem o álcool isopropílico para limpar o celular e frear o avanço do novo coronavírus. A orientação foi elaborada ontem (12) por engenheiros da matriz, na Coreia do Sul, com o objetivo de responder aos questionamentos em meio ao avanço da doença. No Brasil, a estimativa é de que aumentem os casos de Covid-19 nas próximas semanas.

Com isto, a maior empresa de celulares do país acompanha a orientação divulgada nesta semana pela Apple sobre como limpar o iPhone. É importante não confundir o álcool isopropílico com concentração de 70% citado nas novas orientações – indicado para eletrônicos – com o álcool 70% adotado em empresas e repartições públicas – indicado para as mãos.

O álcool isopropílico com concentração de 70% é vendido em lojas dedicadas a materiais de informática e escritório. São duas apresentações: garrafa plástica ou lenços umedecidos.

Galaxy S20 Ultra é o lançamento mais recente da marca no Brasil  — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Galaxy S20 Ultra é o lançamento mais recente da marca no Brasil
Foto: Thássius Veloso/TechTudo

No caso da Samsung, a indicação para desinfetar o celular segue o roteiro abaixo:

  1. Desligue o smartphone Galaxy, remova qualquer capa e desconecte todos os cabos ou acessórios.
  2. Use um pano de microfibra macio e sem fiapos – como um pano de limpeza de lente de câmera – para limpar suavemente a superfície externa do celular.
  3. Evite a umidade em qualquer abertura e não aplique soluções líquidas diretamente no seu telefone. Se necessário, umedeça o canto de um pano com uma pequena quantidade de água destilada ou à base de álcool (mais de 70% de etanol ou álcool isopropílico) e delicadamente limpe a parte frontal e traseira do smartphone, sem aplicar muita pressão.

A recomendação publicada nesta semana vale para superfícies de vidro, cerâmica e metal do smartphone. Em outras palavras, a tela e a carcaça, deixando de fora contatos metálicos como a porta USB-C e a entrada de áudio P2.

A fabricante também expressou recomendações do que não fazer. O usuário deve manter o aparelho longe de ar comprimido, alvejantes e outras soluções de limpeza. No mercado há o consenso de que os produtos de limpeza domésticos podem ser abrasivos em smartphones.

Os sul-coreanos recomendam ainda que os usuários evitem uma limpeza excessiva. As orientações não valem para acessórios feitos de couro, borracha ou plástico.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *