
Diante da confirmação do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (13), o prefeito Arthur Virgílio Neto vai decretar Situação de Emergência e Manaus. Entre as primeiras medidas anunciadas por ele está a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, que deverá injetar cerca de R$ 13 milhões na economia local. O decreto já está em elaboração e será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dos próximos dias.
“Isso vai facilitar nossas tratativas com o Ministério da Saúde e no que seja necessário para nos prepararmos, efetivamente, para essa batalha. Levando em conta que as pessoas idosas tendem a ser mais vulneráveis a esse vírus, estamos antecipando o pagamento da primeira metade do décimo, de julho para o dia 24 de março, para que possam ter tranquilidade financeira para se prevenirem”, informou o prefeito. A medida auxilia, ainda, nos efeitos da recessão econômica causada pela pandemia.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito também recomendou que se evite manifestações públicas que reúnam mais de cem pessoas. “Isso ajuda a evitar que se transmita o vírus de uma pessoa para outra”, explicou Arthur. “É um sinal de alerta. Vamos lutar ao máximo para que isso não se propague na capital e demais cidades do Amazonas”, completou.
Caso confirmado
O primeiro caso confirmado em Manaus é de uma mulher de 39 anos, que veio de Londres, Inglaterra, no dia 11 e, no dia 12, procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19. A paciente está estável e sem febre, sendo monitorada em domicílio.