
Foto: Reprodução Internet
A Bolsa de Valores de São Paulo paralisou as negociações por meia hora após entrar em circuit breaker. Com o sexto acionamento em duas semana, a bolsa iguala 2008, quando houve seis paradas de segurança durante a crise do subprime nos Estados Unidos. No começo desta tarde (18), o Ibovespa, índice referência da bolsa, registrava queda de 10,26%, aos 66.961 pontos. Temores com avanços do coronavírus e suas consequências econômicas, além da expectativa sobre corte na taxa básica de juros, a Selic, agitam os mercados.
A situação de caos no mercado financeiro com paradas sucessivas nas negociações é ainda mais volátil que em 2008. Na ocasião, o circuit breaker foi acionado em um intervalo deTensão com avanço da pandemia do coronavírus e expectativa de corte na taxa de juros no país levam a mais um dia de caos no mercado quatro semanas. Agora, as quedas sucessivas aconteceram em um intervalo de 9 dias.
Na véspera, o Ibovespa subiu cerca de 5%, se recuperando de um tombo histórico na última segunda-feira, quando caiu 13,9%. O vaivém é fruto do avanço da pandemia. O dólar, por exemplo, bateu o recorde nominal de 5,18 reais na cotação intradia, maior da história do Plano Real. Nesta tarde, a moeda era negociada a 5,10 reais, com alta de 2,12%.


