
Um caso confirmado de coronavírus nas instalações da fábrica da Samsung Eletronics no Polo Industrial de Manaus levou a direção da empresa a paralisar as atividades por sete dias, a partir desta terça-feira (24). Em nota a companhia coreana informou que está tomando todas as medidas para assegurar a saúde dos seus cinco mil funcionários e que tem feito o necessário para conter a contaminação.
A infecção do colaborador foi identificada hoje (23). A empresa vai acompanhar os demais colaboradores para se certificar se houve contaminação. Em uma mensagem, a direção da multinacional afirma que “a medida é para reduzir a probabilidade de contágio por Covid-19 na cidade de Manaus e redobrar os cuidados com a saúde e o bem estar dos nossos funcionários”.
Preocupado com o quadro atual de pandemia da doença, o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), tem conversado com as empresas do Distrito Industrial orientando para as medidas de segurança determinadas pela OMS e autoridades brasileiras sobre aglomerações e concentração de pessoas – filas, almoço em refeitório coletivo, entre outras recomendações.
“Temos total compromisso com a saúde do trabalhador e todas as medidas para a contenção da contaminação estão sendo tomadas nas fábricas. Já conversamos, mas vale a pena reforçar alguma orientações”, informou o presidente da entidade, Wilson Périco, que recomendou a dispensa e o isolamento social para funcionários do grupo de risco: 60 anos ou mais, diabetes, hipertensos, cardíacos, cirurgia recente.
Para Périco, é preciso evitar a circulação de pessoas “desnecessariamente” pela fábrica, principalmente, em ambientes diferentes, além de procurar reduzir o número de colaboradores nos refeitórios (aumento dos turnos de refeição), assegurar a ventilação do transporte de funcionários (evitar ar fechado circulando no veículo) janelas e cortinas abertas.
Segundo o presidente do Cieam, foi produzido um documento e enviado para todas as empresas. Nessa circular, a entidade, reforça junto a direção das indústrias sobre a disponibilidade de álcool gel e também da necessidade de se lavar as mãos com água e sabão com frequência, se possível fazer a aferição da temperatura dos funcionários com termômetro digital (evitar o contato). Em caso de alguma alteração – febre, suspeita de algum tipo de enfermidade, manter o trabalhador em casa.


