
Uma das mais tradicionais da cidade, a Feira de Aparecida amanheceu a pleno vapor nesta terça-feira (24), na Rua Bandeira Branca, no bairro do mesmo nome, no Centro de Manaus. Referência nesse dia da semana, quando são realizadas a não menos tradicionais novenas na igreja que fica ao lado, a feira continua funcionando, apesar do decreto governamental que proíbe a aglomeração de pessoas devido a pandemia do coronavírus.
No início da manhã, por volta das 9h, policiais militares chegaram em quatro viaturas, mas o funcionamento continuou, apesar do risco de contaminação em massa dos feirantes e consumidores. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a fiscalização da feira é da autoridade municipal e a polícia apenas pode apoiar o trabalho da fiscalização.
De acordo com decreto municipal publicado no último dia 17 que colocou Manaus em Situação de Emergência, partir de amanhã (quarta-feira, 25), o funcionamento das feiras livres (itinerantes) está suspenso. Esse prazo pode ser prorrogado. Já as feiras e mercados da cidade continuam funcionando, pois fazem parte da cadeia de abastecimento da população.
Segundo o município, todos os feirantes já foram orientados em relação aos procedimentos de higiene necessários para evitar o contágio pela Covid-19, como lavar as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel e evitar aglomerações nas proximidades de suas bancas ou boxes. As barracas de lanche no centro da cidade também serão orientadas a não usar mesas e cadeiras e vender apenas para entrega.


