
O empresário Geraldo Sávio, de 49 anos, de Parintins é a primeira vítima fatal do novo Coronavírus (Covid-19), no Amazonas. Ele morreu na noite desta terça-feira (24) no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus. O empresário foi internado no último sábado, por conta do agravamento dos sintomas do Covid-19.
Sávio foi transportado de Parintins para Manaus de avião na semana passada. No último domingo, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi a equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital conseguiu estabilizar o seu quadro clínico. Nesta terça-feira, o estado de saúde voltou a agravar.
Segundo um profissional da área médica do hospital, Sávio era fumante e havia se recuperado recentemente de uma pneumonia, o que contribuiu para a evolução rápida do seu quadro. “Acabei de ver a tomo (tomografia) dele. Não tinha mais pulmão praticamente”, avaliou.
Ainda segundo o profissional que teve acesso ao histórico do paciente, ele atuava na área pesca esportiva e participou recentemente de um campeonato no município de Nhamundá, na região de Parintins, a 375 km de Manaus. “Ele teve contato com estrangeiros. No retorno a Parintins começou a manifestar os sintomas”.
Sávio era hipertenso e renal crônico. “Já chegou em Manaus entubado e iniciou o protocolo, inclusive acho que ele era o único que estava fazendo. Hoje a esposa teve o teste positivo, mas já estava na quarentena”, informou.


