Segundo o governador Wilson Lima, o número ainda será insuficiente para a demanda do Estado

O Governo anunciou, na quinta-feira (26), a aquisição de 60 mil testes rápidos para Covid-19. A medida ocorreu após o aumento dos casos confirmados da doença no estado. Subiu para 67 o número de pessoas infectadas. Além de Manaus, outras três cidades registram casos. Segundo o governo, o número de testes ainda será insuficiente para atender a demanda.
De acordo com o governo do estado, a previsão do fornecedor é que os insumos sejam entregues ao governo na próxima segunda-feira (30).
A diretora-presidente da FVS-AM disse que, como o número de testes ainda será insuficiente para testar toda a população, nesse primeiro momento, eles serão aplicados apenas em pessoas que integram grupos de riscos, como profissionais de saúde, idosos e portadores de doenças crônicas.
“Esses testes são limitados e eles serão destinados a identificar rapidamente o novo coronavírus em profissionais de saúde, por uma questão de garantir a saúde e o isolamento deles, e pessoas com gravidade que precisam ser identificadas rapidamente, ou com potencial de gravidade. No caso, os acima de 60 anos e os que têm alguma comorbidade. Não vai ser destinado para a população em geral e nem para quem tem sintomas brandos”, afirmou Rosemary, por meio da assessoria de comunicação.
No começo do mês, um lote com 240 kits havia sido anunciado. O Estado já havia recebido do Ministério da Saúde uma remessa com 500 kits para dar início aos exames.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/F/e/IAAbveSxWsAdNKSTfKsg/whatsapp-image-2020-03-18-at-10.35.36.jpeg)
Foto: Reprodução
Novo coronavírus no Amazonas– O Governo no Amazonas confirmou nesta quinta-feira (26), 67 casos do novo coronavírus no estado. Em coletiva de imprensa on-line, a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto informou que 18 outros casos suspeitos estão em análise.
Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) identificou 13 casos novos da doença.