Portal Você Online

Previsão é de aumento dos casos da Covid-19 no AM; Manaus tem 2 crianças infectadas

O estado tem 140 casos, 131 em Manaus e 9 no interior. Desse universo, 10 pacientes estão na UTI em estado grave, 11 em leitos clínicos da rede pública e particular, e 29 novos casos foram diagnosticados de ontem para hoje (29).

Secretário da saúde Rodrigo Tobias, e a presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto. Foto. reproduação /internet

As previsões da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS/AM) para os próximos dias não são das melhores. De acordo com órgão, haverá um aumento do número de casos nas primeiras semanas de abril devido ao período chuvoso e, principalmente, se a população não atender as recomendações de evitar aglomerações e ficar em casa. A doença atinge a todas as idades, em Manaus, duas crianças foram contagiadas (de 4 e 5 anos) e dois idosos de 70 e 88 anos estão se recuperando bem.

Uma análise que vem preocupando as autoridades de saúde estaduais é a faixa etária atingida pelo coronavírus. Essa população é formada de pessoas de 30 a 49 anos, diferente dos europeus onde a maioria dos infectados é de idosos acima dos 60 anos. Esse universo faz parte de pessoas da cadeia produtiva da economia e caso voltem a suas atividades podem expandir a contaminação.

“Esse indicador nos deixa preocupados. Temos que encontrar um meio termo porque são transmissores da doença”, disse a presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto, em coletiva online neste domingo, preocupada e pregando o isolamento social como uma forma de conter o avanço do vírus.

Atualmente os números oficiais do Amazonas são: 10 pacientes na UTI em estado grave, 11 em leitos clínicos na rede pública e particular, e 29 novos casos de ontem para hoje (29). O Laboratório Central do Amazonas (Lacen/AM) tem realizado 160, que estão em investigação, aguardando resultado. No total dos 140 casos, 131 são em Manaus 9 no interior. Duas crianças doentes têm, 4 e 10 anos ,e dois idosos: um com 88 e outro de 70 anos.

“As pessoas estão mais contaminadas. Novos casos são de contato de pacientes que já estavam testados positivos. Mas vários deles não conseguimos estabelecer o vínculo. Por isso a transmissão comunitária porque não sabemos a origem”, informou a presidente da FVS/AM.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *