
Um hospital de campanha será instalado próximo ao Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus com o auxílio das Forças Armadas. O secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, disse que o hospital vai funcionar para triagem e oferecer serviços laboratoriais e de análise médica para identificação do vírus. O hospital terá 200 leitos clínicos, disse Tobias nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (31).
O paciente com suspeita de coronavírus vai receber o atendimento e aguardar para o resultado do exame nessas instalações. Depois, se o caso for confirmado, será encaminhado para o Delphina Aziz. Se o teste der negativo, será enviado a outras unidades de saúde. A escolha do local se deve pela infraestrutura já existente de rede de esgotos, de gases, elétrica e de água.
“Os pacientes que precisarem de atenção serão tratados, mas a ideia é não ficar ali. Se precisarem de diagnóstico entre síndrome (respiratória e Covid, terão a atenção devida e no momento que tiver o resultado laboratorial confirmado, a gente remaneja para o Delphina e os outros para a rede de saúde”, disse.
Um hospital de campanha é uma estrutura hospitalar móvel com todos os equipamentos e instalações de uma unidade de saúde física. Hospitais de campanha estão sendo construídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Fortaleza. A criação deles é uma orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).


