
O número de casos de suspeita de mortes ocasionadas por coronavírus aumentou de três para seis no Amazonas, de ontem para hoje (2). Foram confirmados que os casos de infectados pela doença também subiram para 229, segundo novo balanço divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde na tarde desta quinta-feira (1°). O aumento entre quarta-feira e esta quinta é de 29 novos contaminados. São três mortes pela doença.
Há registro de casos do novo coronavírus em Manaus, Parintins, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Itacoatiara, Anori, Novo Airão, Careiro da Várzea e Tonantins.
São 205 casos confirmados somente em Manaus. Desses 35 estão internados, sendo 17 em leitos clínicos e 18 em UTIs, por apresentarem quadro grave. Com relação a mortes pela doença, são, até o momento, 12 notificações. Dessas, três foram confirmadas e seis casos de mortes por suspeita da doença estão em investigação.
Transmissão – O número de pessoas que deixaram o período de transmissibilidade do novo coronavírus, ou seja, venceram a doença, e não estão mais transmitindo o vírus, subiu de 31 para 36.
Durante a coletiva de imprensa por meio de redes sociais, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, disse que nas últimas 24 horas foram cinco novos pacientes que deixaram o período de transmissão do vírus e, com isso, deixaram o período de quarentena.
“Fora de transmissão e curado não é a mesma coisa. Eu não posso dizer, por isso informamos que nós temos, hoje, 36 pacientes fora do período de transmissão. Eu não posso dizer que essas pessoas estão totalmente curadas. Elas saíram do período de transmissibilidade, portanto, elas não estão mais com sintomas e nem, teoricamente, transmitindo o vírus. Só que existem casos e relatos de pessoas que apresentaram novamente os sintomas. Por isso, não podemos afirmar que essas pessoas estejam curadas”, disse.