Hoje os profissionais da rede estadual de saúde somaram esforços na preparação de hospital Universidade Nilton Lins para casos de Covid-19

O Governo do Amazonas deu início, nesta terça-feira (07), à convocação dos profissionais da rede estadual de saúde que irão atuar no hospital da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, que está sendo preparado como unidade de apoio para internação de pacientes do novo coronavírus (covid-19). Nesse primeiro momento, cerca de 150 servidores pertencentes aos quadros dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis) já estão no local para dar assistência às atividades de sinalização, organização e montagem do fluxo de atendimento.
A força-tarefa contará com técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos administrativos e de serviços gerais. A Secretaria de Saúde (Susam) também está realizando um levantamento dos médicos intensivistas e clínicos gerais da rede estadual que irão atuar na unidade, que tem capacidade para 400 leitos clínicos.
A previsão é que o Hospital Nilton Lins esteja preparado para receber os pacientes a partir da próxima semana, o que ampliará a capacidade de atendimento aos casos graves de covid-19 no estado, até então concentrados no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, considerado a unidade de referência.
O hospital possui toda a estrutura de rede de gases para a qualquer momento transformar os leitos clínicos em leitos de UTI. Alternativa de usar uma unidade hospitalar já estruturada é uma opção mais econômica e segura que um hospital de campanha. O tempo de montagem de um hospital de campanha é em torno de 20 a 30 dias. Além das redes de gases, gerador, o hospital possui duas tomografias.


