Portal Você Online

Hospital de Tabatinga ganha oxigênio novo do Estado

O governo estadual vai enviar 200 cilindros de oxigênio de 10m³ para o Hospital de Guarnição de Tabatinga, que atende a população do Alto Solimões, composta por outros oito municípios. A carga do produto chegou em Manaus no fim da tarde deste sábado (2), após aquisição do Estado para reforçar o combate ao novo coronavírus naquela região.

A carregamento chegou no Aeroporto de Ponta Pelada, na Zona Sul de Manaus transportada de São Paulo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem dado apoio logístico ao governo amazonense durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o diretor de logística da Secretaria de Saúde (Susam), Ionaldo Vasconcelos, os 200 cilindros novos vão garantir o pleno funcionamento do hospital de Tabatinga durante a manutenção da sua usina de oxigênio. Na última sexta-feira (1), a Susam já tinha enviado um lote de cilindros recarregados para o município.

“A Susam aplicava 40 cilindros em Tabatinga, mas com a pandemia essa capacidade aumentou para 96. Hoje estamos levando mais 200 para o município, chegando a um total de quase 300, porque vamos dar suporte ao hospital durante os reparos na usina de oxigênio. Depois disso, parte desses cilindros será remanejada para outros municípios”, explicou

Substituição –A Susam passa a ter 920 cilindros de oxigênio sendo utilizados nos 61 municípios do interior do estado. Segundo o Departamento de Logística, está sendo finalizada compra de outros 300 desses equipamentos, o que aumentará para mais de 1.200 a quantidade no interior.

Ainda como parte do planejamento para o combate à pandemia de Covid-19, a secretaria também está remanejando cilindros da capital para os demais municípios. Isso tem sido possível devido à instalação de tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus, permitindo a liberação dos cilindros antes usados nessas unidades.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *