
Pelo segundo dia consecutivo a capital amazonense registrou um número de mortes abaixo de 100 nos últimos quinze, quando o pico chegou a 140 enterros na cidade devido a pandemia do coronavírus. No sábado haviam sido 99 e no domingo 92, uma queda no sistema funerário público do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que administra os cemitérios municipais, no domingo foram realizados 89 sepultamentos e três cremações por familiares que optaram por essa modalidade funerária.
Do total de óbitos, 17 foram em domicílio e 23 usaram o serviço do SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Entre as causas de morte, sete pessoas tiveram no atestado a confirmação para Covid-19 e mais quatro com suspeita da doença. Outras 14 foram registradas como causa desconhecida ou indeterminada e mais 32 por motivo de síndrome ou insuficiência respiratória ou ainda parada cardiorrespiratória.
O município informa ainda que outros 31 óbitos foram registrados em dois cemitérios privados da cidade. Com isso, o total de óbitos chegou a 123 neste primeiro domingo de maio.


