Portal Você Online

Prédio próximo a cratera no Centro será demolido

Equipes da prefeitura de Manaus começaram a trabalhar na cratera aberta pela chuva na Rua Henrique Martins, no centro antigo da cidade. A erosão provocada pela água atingiu a estrutura de um dos dois prédios construídos sobre uma galeria pluvial e será demolido, segundo técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Seminf.

Os técnicos identificaram que a demolição será a solução definitiva do problema. “São, na verdade, dois problemas distintos. Primeiro a galeria, que foi limpa e onde identificamos muitas ligações clandestinas. É uma construção antiga, da época dos ingleses, e que está com sobrecarga pela construção de um imóvel na sua superfície. E esse é o problema mais grave, pelo que conseguimos identificar nesse primeiro momento, a fundação desse prédio está subdimensionada, porque houve o compartilhamento com outro imóvel”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Ainda segundo Kelton, as bases dessa fundação apresentam fissuras e o prédio terá que ser demolido para a correção total da galeria subterrânea. “A galeria tem cerca de seis metros. Fizemos a correção paliativa e a água está com seu fluxo normal, mas para a recuperação completa a estrutura do imóvel terá que ser demolida”, reforçou.

Conforme o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o prédio de quatro andares é particular e não se encontra com alvará de construção ou obra regularizada no sistema. Uma equipe do plantão de fiscalização será enviada ao local para orientar quanto ao procedimento legal de demolição e demais necessidades dos proprietários.

O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do município, Cláudio Belém, também esteve no local para atestar o laudo técnico sobre os riscos do imóvel. “O rompimento da galeria causou uma erosão abaixo dos imóveis. Estamos em contato com proprietários para alertar sobre os riscos na base estrutural e demais providências a serem tomadas”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *