Já foram implementadas mais de 140 ações no combate a doença no estado

O Amazonas já implantou 144 medidas contra a pandemia do novo coronavírus. O levantamento é do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), que aponta entre as ações do governo estadual medidas para a desaceleração da transmissão, atendimento em saúde, ampliação da infraestrutura hospitalar, ajuste fiscal, auxílio a famílias e grupos vulneráveis, apoio à atividade econômica e fomento à pesquisa.
O levantamento afirma que o Amazonas é o segundo entre os estados da região Norte que mais adotaram ações de enfrentamento da Covid-19, e o sétimo do país.
Ao todo, os governos estaduais e o Distrito Federal (DF) já adotaram mais de 1,7 mil medidas para enfrentamento da pandemia. As ações estão reunidas em um painel que pode ser consultado em http://www.consad.org.br/ e é alimentado pelos próprios governos estaduais. Vinte e uma unidades da federação, incluindo o DF, enviaram informações para o painel.
Além de promover mais transparência em relação às respostas da administração pública, a ferramenta visa, sobretudo, auxiliar gestores no processo de tomada de decisão.
Pelo Amazonas, o painel é alimentado pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead-AM) a partir de informações catalogadas pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e pela Imprensa Oficial do Amazonas nos Diários Oficiais do Estado (DOE).
Entre as medidas de desaceleração da propagação do vírus, o Amazonas determinou o isolamento social que está em vigor até o próximo dia 31; suspendeu as aulas na rede estadual de educação em todos os municípios; fez adaptações no sistema prisional e socioeducativo, como a suspensão de visitas presenciais; e tem distribuído itens de higiene para os menos favorecidos.
Em relação ao atendimento em saúde, ampliou a infraestrutura hospitalar com a abertura do Hospital de Retaguarda Nilton Lins, aumentou para 350 o número de leitos no Hospital Delphina Aziz e ampliou o número de leitos no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Também consta da relação de ações o aumentou do número de profissionais de saúde com a contratação de 704 técnicos de enfermagem e a convocação de 473 outros de diversas áreas do Concurso dos Bombeiros e ter recebido mais de 200 profissionais enviados pelo Ministério da Saúde.
O governo estadual obteve Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e disponibilizou atendimento virtual – consultas com clínicos e especialistas e atendimento psicológico – por meio do aplicativo Sasi.
O Estado também incentivou a produção cultural por meio do edital “Fica na Rede, Maninho”, que concedeu R$ 1 mil para cada projeto aprovado; disponibilizou linha de crédito para pequenos e médios empresários com a vantagem de começar a pagar em 180 dias e em até 24 meses; e promoveu a transferência direta de renda ao pagar o benefício de R$ 200 para 50 mil famílias.
O pagamento desse benefício já está na segunda parcela. O Estado também incentivou a pesquisa por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Painel – “A plataforma permite que o gestor, ou o cidadão, pesquise de forma interativa à medida que deseja analisar, podendo combinar a consulta por unidade federativa, gênero da medida, frente de atuação ou pela data da ação”, ressaltou a secretária de Administração e Gestão do Amazonas, Inês Carolina Simonetti.
Simonetti coordena a Comissão de Comunicação do Consad, grupo formado por assessores de comunicação das secretarias que integram o conselho e responsável por alimentar a ferramenta.
As ações disponíveis no painel direcionam para o ato normativo ou para uma publicação no site de notícias do governo relacionada a elas. Ao acessar a plataforma, cada gestor poderá analisar as medidas tomadas em outras unidades federativas em relação a uma frente de atuação.
Do mesmo modo, os cidadãos podem utilizar a ferramenta para acompanhar o que está sendo feito em todo o Brasil e cobrar de seus governantes.
O objetivo do painel, segundo o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, é justamente reunir, de forma estratégica e em um só ambiente, as medidas de combate à pandemia e facilitar o acesso à informação sobre o tema.
“O painel é um importante instrumento de transparência e, principalmente, uma ferramenta bastante completa para a gestão dessa crise nos Estados, na gestão pública como um todo”, explica o presidente, destacando que o painel é atualizado conforme sejam tomadas novas medidas pelos estados.