Portal Você Online

General pode assumir lugar de coronel na Suframa

Direção da Suframa tem agenda em Rondônia para buscar fortalecer ...
Superintendente Alfredo Menezes: de saída

Um general deve assumir o lugar do coronel Alfredo Menezes, na Superintendência da Zona Franca de Manaus. Menezes cumpre compromissos da agenda de trabalho hoje na autarquia, mas sua saída é iminente e dada como certa por servidores diretos do superintendente.

No seu lugar, as especulações de bastidores, não oficiais, são de que o general de Brigada, Algacir Antônio Polsin assuma o cargo. Ele já passou pelo Comando Militar da Amazônia, na gestão do general Mioto e conhece bem a região – foi chefe do Centro de Operações do CMA.

Algacir tem um irmão, o general de Divisão, Altair José Polsin, atual comandante da 4ª Região Militar, em Minas Gerais, subordinada ao Comando Leste. A decisão do presidente Jair Bolsonaro deve ser publicada no Diário Oficial da União.

General de brigada, Algacir Polsin, pode ser o novo indicado para o cargo

O coronel Alfredo Menezes deve assumir uma Secretaria de Meio Ambiente a ser criada em Manaus, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Menezes é compadre de Bolsonaro e sai em um movimento estratégico do presidente, que está negociando apoio político no Congresso. A autarquia sempre foi alvo da disputa de grupos políticos pelo seu comando.

Na Suframa, os servidores da autarquia foram pegos de surpresa com a informação da saída do superintendente. Segundo funcionários próximos a ele, Menezes nada comentou sobre o assunto e confirmou todos os compromissos de trabalho desta terça-feira.

Repercussão da troca de comando

Para o presidente do Centro das Industrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, é difícil avaliar a mudança. Ele prefere aguardar a comunicação oficial. Mas afirmou que cargo demanda um canal ‘forte’ com à Presidência da República.

“O Menezes tinha esse canal e demonstrou isso durante o período que esteve à frente da autarquia”, disse Périco, que acredita que o próximo militar a ocupar a superintendência “parece manter esse canal forte”.

Para o presidente da Cieam, o general Polsin tem profundo conhecimento da região e da realidade econômica local. “Me refiro da importância da indústria para nosso Estado e a contribuição, da indústria de Manaus, para o País”, diz Périco.

Transparência e (des) informação
Presidente da Cieam, Wilson Périco: “Tem que ter canal forte com a Presidência”

Ainda segundo Périco, Menezes, confirmando a ida para o Meio Ambiente, será fundamental para alavancar as novas matrizes econômicas ao programa ZFM.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse, hoje (2) de manhã, que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a mudança na Suframa. Falou que, se realmente se concretizar a ida de Menezes para a Secretaria de Meio Ambiente, ele vai ajudar o Estado.

“Tenho conversado com a bancada do Amazonas em Brasília, senadores e deputados. Mas não tenho nada oficial. Mas se o general vier, ele conhece muito bem a região”, disse o governador.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *