Portal Você Online

Amazonas tem operação de combate ao desmatamento ilegal e queimadas

As ações da operação também serão direcionadas para a Região Metropolitana de Manaus, que também concentra alto número de alertas de desmatamento e focos de calor.

Para combater o desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas no Amazonas, o governo estadual lançou nesta terça-feira (16), uma operação integrada entre órgãos ambientais e de Segurança Pública.

A operação, nomeada Curuquetê 2, é articulada à Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal para atuar no controle do desmatamento e queimadas na Amazônia.

Além de focar na região do rio que dá o nome à operação, no município de Lábrea – rota comum de escoamento de madeira ilegal no Sul do Amazonas – as ações da operação também serão direcionadas para a Região Metropolitana de Manaus, que concentra, junto aos municípios do Sul, o maior número de alertas de desmatamento e focos de calor.

A cidade de Humaitá foi escolhida como base da operação, que já recebe equipes desde domingo para o planejamento da dinâmica em campo.

“Além disso, os Centro Multifuncionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente em Apuí, Boca do Acre e Humaitá também servirão como núcleos de estratégia e inteligência para as equipes de combate envolvidas na operação”, detalha a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema).

A segunda etapa da operação Curuquetê está inserida no Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas no Amazonas (PPCDQ-AM), lançado no último 5 de junho.

O Plano visa orientar a governança ambiental no biênio 2020-2022, com o objetivo de frear o desmatamento ilegal no Amazonas e incentivar, a longo prazo, o uso sustentável dos recursos naturais, com ênfase nas áreas críticas de desmatamento e queimadas.

Ação integrada – A Operação Curuquetê 2 é executada de forma integrada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) – órgãos componentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente -; pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), com a participação de tropas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico-Científica.

Participam ainda, por meio da Operação Verde Brasil 2, o Exército Brasileiro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outras instituições.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *