
O presidente Jair Bolsonaro esteve no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (21), para acompanhar o funeral do soldado paraquedista Pedro Lucas Ferreira Chaves, de 19 anos, da Brigada Militar de Infantaria, que morreu ontem (20) após acidente durante exercício perto da Base Aérea do Campo dos Afonsos, em Realengo, na Zona Oeste da cidade (assista ao vídeo no fim da matéria).
O presidente cumprimentou familiares do militar e fez um discurso emocionado onde exaltou o papel das Forças Armadas e de seus membros. Após a cerimônia o presidente retornou para Brasília.
O acidente
Pedro Lucas Ferreira Chaves, ficou preso em uma avião de transporte de tropas C-105 Amazonas na hora do lançamento do salto. Depois, quando se soltou, seu paraquedas auxiliar não abriu corretamente (charutou) e o soldado sofreu graves ferimentos ao cair.
Segundo o Comando Militar do Leste do Exército, o soldado morreu na manhã de sábado depois de acidente durante o lançamento de paraquedistas na Base Aérea dos Afonsos, no Rio.
De acordo com a nota do comando militar, durante o salto, o soltado ficou preso à aeronave e, após os procedimentos de emergência, a abertura do paraquedas do militar não ocorreu adequadamente.
“O soldado Chaves sofreu ferimentos graves por ocasião de sua chegada ao solo, recebendo, de imediato, os primeiros socorros por parte da equipe médica local. Foi conduzido, na sequência, ao Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), na Vila Militar, onde foi atendido, mas infelizmente foi a óbito”, diz a nota.
O comando militar anunciou que foi instaurado 1 inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente.
O momento do acidente foi registrado por colegas de farda de Pedro Lucas de dentro do avião enquanto tentavam ajudar. Depois, moradores de bairros próximos ao local do salto gravaram a cena. Veja: